Geral

Formação empreendedora, inovação e internacionalização são bandeiras da nova gestão do Sebrae/SC

Nova diretoria da entidade visitou Criciúma na tarde desta quarta-feira.

Foto: Divulgação

Empossada recentemente, a nova diretoria do Sebrae/SC visitou Criciúma na tarde desta quarta-feira, dia 20. Na sede regional Sul da entidade, localizada no Centro, os diretores Carlos Henrique Ramos Fonseca (Diretor Superintendente), Luciano Pinheiro (Diretor Técnico) e Anacleto Ortigara (Diretor de Administração e Finanças) receberam lideranças políticas e empresariais das microrregiões de Criciúma (Amrec) e Araranguá (Amesc).

Conhecer as demandas e estreitar o relacionamento com o Sul catarinense foi o objetivo do encontro, que contou ainda com a apresentação formal das novas diretrizes estratégicas do Sebrae/SC para os próximos quatro anos. Entre os sete pilares ou bandeiras que irão nortear a nova gestão, destaque para: Formação Empreendedora, Inovação e Internacionalização.

“Vamos focar a nossa gestão para promover a qualificação dos empresários, incentivá-los a buscar capacitação e conhecimento. O objetivo é trabalhar para levar a inovação para os pequenos negócios e promover cada vez mais a inclusão digital dessas empresas, estimulando, assim, a produtividade. Queremos fomentar o empreendedorismo e ajudar os pequenos negócios a crescerem, a expandirem fronteiras e buscarem a internacionalização. Se conseguir cumprir essas metas, a gestão será considerada exitosa”, afirmou Fonseca.

Ainda segundo o diretor superintendente, a retomada da economia, grande anseio da população e do setor produtivo, está diretamente ligada às micro e pequenas empresas catarinenses.

“As micro e pequenas empresas são responsáveis por 99% das empresas formais do estado e por mais de 52% dos empregos com carteira assinada. Foram os pequenos negócios que auxiliaram Santa Catarina a se manter entre os estados que menos sofreram os impactos da crise no país. Em 2018, sete em cada 10 empregos gerados foram pelos pequenos negócios. É fundamental incentivar o empreendedorismo e garantir ao empresário catarinense subsídios para crescer”, complementou Fonseca.

Em consonância com o atual momento econômico do país, o Sebrae/SC deve atuar em 2019 com orçamento reduzido em cerca de 30%. No entanto, a nova diretoria garante que o atendimento não será comprometido, mas aprimorado por meio de soluções digitais e de uma atuação intraempreendora da entidade.

“Vamos reposicionar alguns produtos e processos para atender de forma mais conveniente, eficiente e descentralizada, atenta às necessidades de cada região. A transformação digital do Sebrae/SC visa formatar novas plataformas de atendimento e capacitação para alcançar o empreendedor onde ele estiver”, explica o diretor técnico Luciano Pinheiro.

Formação empreendedora

O investimento em projetos voltados à educação também está entre as prioridades da nova gestão do Sebrae/SC, por meio de parcerias com municípios, Estado, além de Universidades públicas e privadas. Nos ensinos fundamental e médio, a meta é a capacitação de professores para a inclusão de conteúdo de empreendedorismo em sala de aula. Já no ensino superior, a parceria com as instituições de ensino pretende ampliar a oferta de disciplinas optativas relacionadas à temática.

União de esforços

As lideranças políticas e empresariais presentes no encontro, em Criciúma, elogiaram a postura da nova diretoria do Sebrae/SC pela escuta ativa e preocupação em conhecer para atender as demandas locais. Todas as entidades e instituições presentes, como Acic, CDL, Fiesc, Amrec, Amesc, Senai, Sesi, Satc, entre outras, sinalizaram estar disponíveis para parcerias e ações em prol do desenvolvimento regional.

“Nós da Amrec já estamos em contato com o Sebrae/SC para a realização de um grande projeto voltado à atração de investidores para a região. Na próxima semana, teremos uma reunião com os 12 municípios para iniciarmos um levantamento do potencial de todas as cadeias produtivas da região”, informou o secretário executivo Acélio Casagrande.

“O momento é propício para a união de forças. Após a crise que assolou o país, estamos todos com ânimos renovados e o desejo de fazer mais pela região. O Sebrae/SC certamente será um grande parceiro”, afirmou a presidente da CDL de Criciúma, Andreia Salvalággio.

“Por tudo que nos foi apresentado, é muito boa a perspectiva de atuação da nova diretoria do Sebrae/SC. Juntos somos mais fortes, por isso a Acic está à disposição para atuar de forma colaborativa em todos os projetos da entidade que beneficiem o Sul”, disse o presidente Moacir Dagostin.

Bandeiras da nova gestão do Sebrae/SC

-Fomentar o empreendedorismo (aumentar empresas e empregos);

-Mudar a cultura do Sebrae para uma atuação intraempreendedora;

-Qualificar o empresário para competir em melhores condições;

-Efetivar a transformação digital do Sebrae valorizando as pessoas;

-Levar inovação para todos os segmentos de negócios, não apenas de tecnologia;

-Criar sinergia com parceiros públicos, privados e terceiro setor;

-Promover a busca pela internacionalização para aumentar a produtividade.

Colaboração: Comunicação Assessoria de Impresa Regional Sul Sebrae/SC

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.