Geral

Formandos no Programa Jovem Aprendiz das empresas Librelato apresentam TCC

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Integrantes do programa Jovem Empreendedor Aprendiz, que atum nas Empresas Librelato, de Orleans, apresentaram esta semana o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No total 13 jovens concluíram o programa, apresentando cinco trabalhos, todos na área administrativa, orientados pelo professor Flávio Schlickmann.

Segundo a coordenadora pedagógica da Abadeus, Rodicelia Felipe, a ideia do TCC é habituar os jovens a uma prática de pesquisa, em que eles mesmos enfrentarão quando ingressarem num curso superior. Uma das pesquisas apresentadas foi dos jovens Ana Paula Lessa Martins e Ramires Siqueira, que apresentaram "Alternativas para substituição dos copos descartáveis na Empresa Librelato", mostrando o quanto a empresa economizaria se adotasse ecocopas, numa medida de sustentabilidade. No momento da apresentação os alunos despejaram uma caixa de copos mostrando o quando foi gasto nos últimos meses.

Com vagas abertas

O programa Jovem Empreendedor Aprendiz tem o objetivo de incluir jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, contribuindo para formação da cidadania e qualificação profissional. O programa está com vagas em aberta, e segundo a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, ajuda a formar mão de obra qualificada para empresa, contribui com a melhoria da educação e proporciona que a empresa faça ações de responsabilidade sociais. O programa tem duração de 23 meses.

O Projeto Empreendedor Aprendiz tem sua atuação pautada na Lei 10.097/2000, assim como pelo Decreto 5.598/05, que regulamenta a profissionalização e inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Jovens entre 14 e 24 anos, dos municípios da região, podem participar do curso, despertando neles a importância da responsabilidade social, da ética pessoal e profissional, focando no desenvolvimento humano e profissional para que se sintam capazes de ingressar e permanecer com desenvoltura nos ambientes de trabalho onde estão ou serão inseridos.

Colaboração: Antonio Rozeng