Geral

Fornecimento de água é restabelecido em Imbituba

Depois de sete dias com os reservatórios, praticamente, zerados, as empresas que captam e abastecem o município, conseguiram restabelecer.

Foto: Divulgação

Depois de sete dias com os reservatórios, praticamente, zerados, as equipes da Superintendência de Saneamento de Imbituba e da empresa que capta e abastece o município, conseguiram restabelecer, nesta sexta-feira (04), o fornecimento de água à população.

“Hoje, nós estamos com todos os reservatórios cheios e toda a rede pressurizada. Se tiver algum problema é muito pontual, nas partes mais altas do município. Acreditamos que, em poucas horas, estaremos com toda a população recebendo água em casa”, disse o Superintendente de Saneamento de Imbituba, João Batista Alano.

Quase todos os bairros da cidade foram atingidos com o desabastecimento. Apenas, as comunidades mais baixas sofreram menos com a falta d’água. A situação chegou a esse ponto em virtude do número alto de habitantes registrado em Imbituba nessa época do ano.

Estima-se que a população de, aproximadamente, 44 mil habitantes no inverno, tenha triplicado entre o Natal e a virada de ano. Com isso, aliado ao alto consumo, os reservatórios não conseguiram atender a demanda. Hoje, Imbituba tem produzido 13,5 milhões de litros de água por dia. Esse número chega ser 38% maior do que na baixa temporada.

Para evitar novos desabastecimentos, a Prefeitura de Imbituba vai investir, por meio de licitação, até meados de fevereiro, na implantação de um novo painel de acionamento das bombas para captação e abastecimento. Esse equipamento irá permitir que seja produzido 18 milhões de litros de água por dia.

“A intenção é aumentar a capacidade já no próximo mês. Além disso, Estamos estudando a reativação do reservatório que era usado pela ICC (Indústria Carboquímica Catarinense). Ele permitirá que tenhamos uma maior reserva de água para épocas como essa, de temporada e carnaval”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Além de Imbituba, que teve parte da população desabastecida entre os dias 29 de dezembro e 04 de janeiro, outros municípios do Estado passam por dificuldades no abastecimento de água à população, como Laguna, Florianópolis, Tijucas e Navegantes.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Novas análises apontam zero resquício de agrotóxicos na água de Orleans

Após polêmica levantada com publicação do MPSC, Samae de Orleans realizou contraprova com o mesmo laboratório, que não apontou nenhum traço de agrotóxico.

Samae de Orleans celebra 47 anos de fundação e inaugura obras de reforma da sede

Investimentos de quase meio milhão de reais visam oferecer um atendimento com mais qualidade aos consumidores e melhores condições de trabalho.

Conta de água e esgoto da Casan terá alta de 4,39% em agosto

O aumento é exatamente igual ao da inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses.

Adutora rompe novamente e cidades ficam sem água no Sul

O acidente ocorreu a 100 metros do local do rompimento registrado na sexta-feira (30). Funcionários da Casan já realizam os reparos necessários.