Geral

Fornecimento de água é restabelecido em Imbituba

Depois de sete dias com os reservatórios, praticamente, zerados, as empresas que captam e abastecem o município, conseguiram restabelecer.

Foto: Divulgação

Depois de sete dias com os reservatórios, praticamente, zerados, as equipes da Superintendência de Saneamento de Imbituba e da empresa que capta e abastece o município, conseguiram restabelecer, nesta sexta-feira (04), o fornecimento de água à população.

“Hoje, nós estamos com todos os reservatórios cheios e toda a rede pressurizada. Se tiver algum problema é muito pontual, nas partes mais altas do município. Acreditamos que, em poucas horas, estaremos com toda a população recebendo água em casa”, disse o Superintendente de Saneamento de Imbituba, João Batista Alano.

Quase todos os bairros da cidade foram atingidos com o desabastecimento. Apenas, as comunidades mais baixas sofreram menos com a falta d’água. A situação chegou a esse ponto em virtude do número alto de habitantes registrado em Imbituba nessa época do ano.

Estima-se que a população de, aproximadamente, 44 mil habitantes no inverno, tenha triplicado entre o Natal e a virada de ano. Com isso, aliado ao alto consumo, os reservatórios não conseguiram atender a demanda. Hoje, Imbituba tem produzido 13,5 milhões de litros de água por dia. Esse número chega ser 38% maior do que na baixa temporada.

Para evitar novos desabastecimentos, a Prefeitura de Imbituba vai investir, por meio de licitação, até meados de fevereiro, na implantação de um novo painel de acionamento das bombas para captação e abastecimento. Esse equipamento irá permitir que seja produzido 18 milhões de litros de água por dia.

“A intenção é aumentar a capacidade já no próximo mês. Além disso, Estamos estudando a reativação do reservatório que era usado pela ICC (Indústria Carboquímica Catarinense). Ele permitirá que tenhamos uma maior reserva de água para épocas como essa, de temporada e carnaval”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Além de Imbituba, que teve parte da população desabastecida entre os dias 29 de dezembro e 04 de janeiro, outros municípios do Estado passam por dificuldades no abastecimento de água à população, como Laguna, Florianópolis, Tijucas e Navegantes.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Samae de Orleans celebra 47 anos de fundação e inaugura obras de reforma da sede

Investimentos de quase meio milhão de reais visam oferecer um atendimento com mais qualidade aos consumidores e melhores condições de trabalho.

Casan pede que consumidores economizem água por causa da escassez de chuvas

Ações como evitar lavar calçadas, pátios e carros ajudam. Níveis dos rios que abastecem cidades baixaram.

Novas análises apontam zero resquício de agrotóxicos na água de Orleans

Após polêmica levantada com publicação do MPSC, Samae de Orleans realizou contraprova com o mesmo laboratório, que não apontou nenhum traço de agrotóxico.

Projeto de lei que visa regulamentar o fornecimento de água e energia elétrica aguarda por votação na Câmara de Vereadores em Imbituba

Há três meses, a Prefeitura de Imbituba aguarda pela votação do Projeto de Lei.