Geral

Forquilhinha está entre quatro cidades catarinenses para estudo de potencialidades energéticas

Forquilhinha está entre as quatro cidades de Santa Catarina escolhidas para um estudo de potencialidades energéticas. As outras são Nova Veneza, Treze de Maio e Meleiro, que passarão por pesquisas para o diagnóstico chamado de “Plano Diretor Municipal de Energias Limpas e Renováveis (PDEA) com Finalidades Executivas”. Em todo o Brasil, apenas 40 municípios foram selecionados.

O plano será elaborado pelo Instituto Brasil, de Minas Gerais, vencedor de uma licitação feita União Européia no Brasil para a realização do trabalho. Essa semana, dois técnicos estiveram na região para iniciar o trabalho. Antonio Carlos de Oliveira e Rafael Salvador Borges apresentaram o projeto para o prefeito Lei Alexandre, explicaram o funcionamento e obtiveram dele o aval para iniciar a pesquisa.

Diagnóstico – O estudo para o PDEA passa por uma pesquisa que inclui análise quantitativa das potencialidades energéticas, modalidades e custos de implantação e plano de captação de recursos. A escolha dos municípios foi feita através de critérios como ter menos de 25 mil habitantes e ser caracterizados pela presença da agricultura familiar. O diagnóstico completo deve ser apresentado em 60 dias pelo Instituto Brasil. Ainda não há data para divulgação da cidade escolhida, e também não foi revelado o valor do investimento. A escolha será feita pela União Européia.

Carla Giassi/Comunicação Prefeitura de Forquilhinha