Poder Executivo

Forquilhinha inaugura sistema de esgotamento sanitário nesta sexta-feira

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Forquilhinha

Com a presença do governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, será inaugurado, na tarde desta sexta-feira (22), o Sistema de Esgotamento Sanitário – SES da cidade de Forquilhinha. A inauguração está marcada para as 14h30min.

Com um investimento total de R$ 27,3 milhões, viabilizado junto à Caixa Federal e contrapartida da CASAN, a obra recebeu 37,5 quilômetros de rede de coleta, 6 quilômetros de emissários terrestres, cinco Estações Elevatórias (de bombeamento) e a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, construída no modelo compacta, com capacidade de depuração de 35 litros por segundo.

O Sistema de Esgotamento beneficia mais de 7 mil moradores de seis bairros de Forquilhinha (Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Ana, Santa Isabel e Clarissas), deixando o município com 35% de cobertura de esgoto.

Subida no ranking

Com a conclusão de obras de esgoto em mais seis cidades apenas no primeiro semestre de 2018, Santa Catarina chega a 28,98% de cobertura de esgoto, ocupando assim o equivalente à 13ª posição no ranking nacional de cobertura, avançando mais cinco posições neste indicador de saúde e qualidade de vida (os dados oficiais de esgoto, porém, só costumam ser anunciados dois anos depois).

Além de Forquilhinha, os Sistemas de Esgotamento Sanitário de Canoinhas, Ituporanga, Turvo, Otacílio Costa e Içara estão entrando em operação. “É ainda um cenário indesejado, mas com visíveis avanços em curto período”, diz o presidente da Companhia, Adriano Zanotto. “É um conjunto histórico de obras, levando mais saúde e qualidade de vida aos catarinenses”.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Forquilhinha

Notícias Relacionadas

Estado anuncia R$ 8 milhões para recuperação de ruas de Criciúma que passam por obras da Casan

Em Criciúma o sistema de saneamento básico está sendo ampliado no Bairro São Luiz.

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Município de Braço do Norte pede revisão de contas de água e esgoto da Casan na Justiça

O prefeito salientou ainda que a Casan extrapolou o período máximo de 33 dias para a aferição das medidas, o que está em desacordo com o contrato.

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra