Poder Executivo

Forquilhinha inaugura sistema de esgotamento sanitário nesta sexta-feira

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Forquilhinha

Com a presença do governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, será inaugurado, na tarde desta sexta-feira (22), o Sistema de Esgotamento Sanitário – SES da cidade de Forquilhinha. A inauguração está marcada para as 14h30min.

Com um investimento total de R$ 27,3 milhões, viabilizado junto à Caixa Federal e contrapartida da CASAN, a obra recebeu 37,5 quilômetros de rede de coleta, 6 quilômetros de emissários terrestres, cinco Estações Elevatórias (de bombeamento) e a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, construída no modelo compacta, com capacidade de depuração de 35 litros por segundo.

O Sistema de Esgotamento beneficia mais de 7 mil moradores de seis bairros de Forquilhinha (Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Ana, Santa Isabel e Clarissas), deixando o município com 35% de cobertura de esgoto.

Subida no ranking

Com a conclusão de obras de esgoto em mais seis cidades apenas no primeiro semestre de 2018, Santa Catarina chega a 28,98% de cobertura de esgoto, ocupando assim o equivalente à 13ª posição no ranking nacional de cobertura, avançando mais cinco posições neste indicador de saúde e qualidade de vida (os dados oficiais de esgoto, porém, só costumam ser anunciados dois anos depois).

Além de Forquilhinha, os Sistemas de Esgotamento Sanitário de Canoinhas, Ituporanga, Turvo, Otacílio Costa e Içara estão entrando em operação. “É ainda um cenário indesejado, mas com visíveis avanços em curto período”, diz o presidente da Companhia, Adriano Zanotto. “É um conjunto histórico de obras, levando mais saúde e qualidade de vida aos catarinenses”.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Forquilhinha

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Estado anuncia R$ 8 milhões para recuperação de ruas de Criciúma que passam por obras da Casan

Em Criciúma o sistema de saneamento básico está sendo ampliado no Bairro São Luiz.

Forquilhinha abre inscrições para ACTs 2017 para contratação em 2018

Município de Braço do Norte pede revisão de contas de água e esgoto da Casan na Justiça

O prefeito salientou ainda que a Casan extrapolou o período máximo de 33 dias para a aferição das medidas, o que está em desacordo com o contrato.