Clima

Forte temporal provoca estragos em municípios da região

Os casos de destruição são inúmeros em Orleans, é possível observar o estado de caos ao transitar pela cidade

Um forte temporal que atingiu a região provocou estragos na tarde desta quinta-feira, dia 8. Ao transitar pelas cidades, é possível observar o estado de caos. Edificações destelhadas, casas inundadas, móveis e eletrodomésticos erguidos, lodo nas ruas, estradas danificadas, placas arrancadas, muros desabados, lixo espalhado e a população se mobilizando para amenizar os danos.

–> Situação de emergência será decretada em Braço do Norte

Os casos de destruição são inúmeros em Orleans. A residência localizada no Alto Paraná, onde mora dona Inácia Estevão Velho, de 52 anos, já estava em situação vulnerável. Com a forte chuva, a casa ficou destruída e inabitável. Inácia ficou cega por conta da diabete. Além disso, ela possui pressão alta e depressão.

Ela sobrevive com o rendimento do encosto e do salário do filho de 19 anos, que trabalha em um supermercado. O companheiro dela, de 58 anos, não pode trabalhar. Ele se dedica aos cuidados da mulher e da casa. A mulher estava sozinha em casa quando tudo começou. Aos choros, Inácia conta que ouviu o barulho e tentou fechar a janela, mas o vento era mais forte.

“Fiquei desesperada. Em toda minha vida, não houve um temporal tão forte aqui na cidade”, relatou. Ela foi retirada da casa por vizinhos. Agora, a família não tem condições de providenciar outro lugar para morar.

O filho e a nora moram no térreo da residência de Romário Ribeiro Esteves, situada na Rua Vidal Pereira Alves, no Centro. Os jovens, casados há dois anos, tiveram sua casa inundada. “Nunca vi nada assim. Aqui inundou tudo, tivemos que erguer os móveis e os eletrodomésticos e tirar os carros da garagem para colocar em um lugar mais alto. Era tudo novo, acredito que o estrago foi grande. Logo agora que eles estavam terminando de comprar as coisas para casa”, disse pesaroso.

Próximo à casa de Romário, um enorme buraco se abriu no asfalto. Tendo em vista o risco que curiosos corriam ao se aproximar para observar o estrago, um morador próximo isolou o local. Em seguida, a Polícia Militar também resguardou o lugar. Em um posto de combustíveis da cidade, às margens da SC-108, o vento forte arrancou as bombas de abastecimento e parte do forro do estabelecimento, provocando além do prejuízo, um grande susto nos que presensciaram o fato. Na rodovia SC-390, que liga Orleans a Lauro Müller, próximo ao loteamento Tototo, houve deslizamento de terra e a via precisou ser interditada. A empresa Concretar Contreto disponibilizou uma máquina, que fez a remoção de toda terra que estava sobre a via.

Orleans fiocu sem energia elétrica em diversos pontos da cidade até as 23 horas. Todas as linhas do plantão da Celesc ficaram ocupadas. Não foi possível saber ainda exatamente quais pontos do município ficaram no escuro. O Centro, o Alto Paraná, Barro Vermelho, Coloninha e Rio Belo são alguns deles. A reportagem do Sul in Foco entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Orleans para saber quais medidas estão sendo tomadas, mas não obteve êxito no contato. As linhas telefônicas ficaram congestionadas.

O temporal atingiu também outros municípios da região. Em Braço do Norte, as ruas do Centro da cidade ficaram completamente alagadas. Em alguns pontos, o nível da água passou de um metro.

Climatologista alerta para risco de chuva de verão nos próximos dias

A previsão é de chuva de verão até domingo, no fim das tardes. Conforme o climatologista agrícola da Epagri de Urussanga Márcio Sônego, o tempo será abafado, com temperaturas acima dos 30º até a próxima semana.

Sendo assim, a possibilidade de temporal nas cidades da região não está descartada. Ontem choveu 131 mm em Orleans, durante aproximadamente uma hora. O número é equivalente a 65% do que é esperado para todo o mês de janeiro, quando, normalmente, chove 200 mm.

 

[soliloquy id=”105043″]