Economia

Fórum de Suprimentos traz oportunidades de negócios às indústrias do Sul

Demandas de grandes empresas poderão ser atendidas por pequenos negócios da região

Um encontro promovido pelo Sebrae/SC pretende estimular a prospecção de novos mercados às micro e pequenas empresas (MPEs) Sul catarinenses dos setores de plástico, madeira, borracha e eletrometalmecânico.

Em um Fórum de Suprimentos na próxima terça-feira (22), a partir das 14 horas, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), indústrias locais com capacidade de fornecer itens para máquinas agrícolas, veículos de carga enáuticos irão conhecer as demandas de grandes fabricantes e terão a oportunidade de apresentar propostas.

A ação integra o programa de encadeamento produtivo ancorado pela Budny Tratores e Implementos Agrícolas, de Içara. “A pequena indústria participante que tiver condições de atender as necessidades das empresas âncoras poderão se apresentar e iniciar as tratativas de uma possível relação comercial”, explica a coordenadora do projeto, Juliana Ghizzo, da Regional Sul do Sebrae/SC.

As empresas confirmadas no 1º Fórum de Suprimentos Sebrae são: Azimut do Brasil Fabricação de Iates, Budny e Librelato Implementos Rodoviários.

Encadeamento Produtivo

Para viabilizar a oferta de cada item em conformidade com os padrões de excelência às marcas de médio e grande porte, o Sebrae desenvolve o programa de Encadeamento Produtivo junto a fornecedores de micro e pequenas empresas (MPEs) em todo o país.

O convênio entre o Sebrae e a Budny Tratores, empresa sediada em Içara, tem a missão de mapear potenciais fornecedores e capacitá-los a fim de se tornarem aptos a vender para a montadora de máquinas agrícolas. Tudo com a consultoria dos especialistas do Sebrae.

Até 2017, a meta é integrar 50 empresas ao programa, entre componentes hidráulicos, de transmissão, elétricos, eletrônicos, bancos, os tratores da Budny possuem 3.300 itens diferentes, num total de 4.800 peças fornecidas por 500 empresas.

Empreendedores atendidos

Para ser incluída à cadeia produtiva de uma grande corporação e participar do programa de Encadeamento Produtivo, a micro ou pequena empresa deve apresentar potencialidade de fornecer o produto. “O resultado do acompanhamento do Sebrae traz inovação e aprimoramento aos processos de produção, fortalecendo o setor responsável por gerar a maior parte dos empregos formais no país”, observa o coordenador regional Sul do Sebrae Santa Catarina, Murilo Gelosa.

Inscrições

A participação no Fórum de Suprimentos ocorre via inscrição gratuita pelo site https://www.sympla.com.br/forum-de-suprimentos__58601.

Mais informações podem ser obtidas na agência Criciúma do Sebrae pelo telefone (48) 3403-2200.

Colaboração:João Pedro Alves / N&BCom

 

[soliloquy id=”172020″]