Geral

Fórum discutirá sustentabilidade na bacia do Rio Urussanga

Evento promovido pelo Comitê do Rio Urussanga acontecerá no dia 25 de novembro, na Unesc

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A gestão do território e dos recursos hídricos da bacia do Rio Urussanga serão o foco do 1º Fórum de Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade na Bacia do Rio Urussanga. O evento acontecerá no dia 25 de novembro, das 8 às 17h30min, no auditório Ruy Hülse, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O fórum visa desencadear ampla discussão sobre os problemas ambientais e as possibilidades e perspectivas de promoção do desenvolvimento territorial sustentável nas áreas de abrangência da bacia do rio Urussanga por meio de sete palestras, um debate e a elaboração de um documento.

Os palestrantes do evento serão pesquisadores da área técnica com mestrado e doutorado nas áreas de Geografia, Direito Ambiental e Ciências Biológicas. Entre os palestrantes está o Doutor em Geografia e Diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlância (MG), Claudio Antônio Di Mauro, ex-prefeito de Rio Claro (SP) e ex-presidente do Comitê das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “A participação de gestores públicos, instituições educacionais, estudantes e cidadãos dos dez municípios inseridos na bacia será de suma importância para construímos juntos a visão integrada da bacia do rio Urussanga, uma vez que a gestão dos recursos hídricos depende, sobretudo, da gestão do território da bacia hidrográfica”, ressalta o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser efetuadas no blog do Comitê: www.comitedoriourussanga.blogspot.com.br.

O 1º Fórum de Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade na Bacia do Rio Urussanga é uma realização do Comitê do Rio Urussanga com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Programa SC Rural, Ministério Público Federal por meio da Procuradoria da República em Criciúma, Ministério Público de Santa Catarina, Defesa Civil de Criciúma, Epagri, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Mais informações sobre o evento na sede do Comitê do Rio Urussanga, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 116, sala 2, no Centro de Urussanga ou pelo telefone (48) 3465-1709, das 14 às 17 horas.

Programação:

8 horas – Confirmação das inscrições / Abertura do evento

8h40min – Conflitos de uso da água e a sustentabilidade na gestão de recursos hídricos – Claudio A. Di Mauro (UFU)

10 horas – Café

Conhecendo o território da Bacia do Rio Urussanga

10h20min – Disponibilidade da água superficial e subterrânea na bacia do rio Urussanga – Adriano de Oliveira Dias (UNESC)

10h50min – Diagnóstico do uso da terra na bacia do rio Urussanga – Yasmine de Moura da Cunha (UNESC)

11h20min – Situação atual da recuperação de áreas degradadas pela mineração na bacia do rio Urussanga – Darlan Airton Dias (MPF-Criciúma)

12 horas – Almoço

Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga

13h30min – Contribuição do Projeto Piava Sul para elaboração da avaliação integrada das restrições e das potencialidades dos recursos hídricos da bacia do rio Urussanga – Rose Maria Adami (UNIBAVE)

13h50min – Gestão de recursos hídricos em Santa Catarina – Rui Batista Antunes (SDS/DRHI)

14h10min – Experiência da gestão de recursos hídricos, enquanto gestor público – Claudio A. Di Mauro (UFU)

15h10min – Café

15h30min – Debate: Como encaminhar a gestão de recursos hídricos e do território da bacia do rio Urussanga na gestão pública dos municípios? – Claudio A. Di Mauro (UFU)

16h30min – Elaboração de documento com proposições de fortalecimento da gestão dos recursos hídricos e do território da bacia do rio Urussanga – Cenilda Maria Mazzucco (SDS/Programa SC Rural) / José Carlos Virtuoso (UNESC) / Rose Maria Adami (UNIBAVE)

17h30min – Encerramento