Será na próxima quarta-feira (23), que o Fórum Parlamentar Catarinense vai bater na porta do Ministério dos Transportes

Divulgação/DNIT
“Quando o Morro dos Cavalos fecha, o Sul de Santa Catarina fecha junto”. A frase é do presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Pedro Uczai (PT). Não por acaso, ele lidera um movimento em prol do Morro dos Cavalos e tem transito livre em Brasília.
Será na próxima quarta-feira (23), que o Fórum Parlamentar Catarinense vai bater na porta do Ministério dos Transportes. Em uma audiência com o ministro Renan Filho e o diretor-geral da ANTT, os deputados prometem pressionar por duas decisões: a renovação da concessão da BR-101 Norte e a inclusão definitiva da obra no Morro dos Cavalos como prioridade no contrato.
“Quando tem uma interdição no Morro dos Cavalos, interdita o Sul catarinense. Todo mundo perde. É a obra número um”, resume o presidente do Fórum.
A audiência também tratará da renovação da concessão da BR-101 Norte, mas o foco principal é o Morro dos Cavalos. A pressão é para que a obra entre como prioridade no novo contrato, “com túnel, contorno ou o que for mais viável”, nas palavras do deputado. Segundo Uczai, o projeto do túnel já existe e tem licença ambiental aprovada. Mas o contorno, mais barato, também será discutido.
“O túnel já tem tudo pronto. Mas vamos colocar na mesa: o contorno é mais eficiente? Mais rápido? Tem licença? Qual o custo-benefício?”
A conversa também pode esbarrar em uma mudança de comando. A Arteris, atual concessionária da rodovia, estaria resistente em assumir a obra. E, nesse caso, o grupo defende que outras empresas, como a CCR, possam ser consideradas.
“Se houver resistência, por que não discutir com outra empresa? É possível reequilibrar os contratos entre Norte e Sul”, sugeriu.
O Fórum ainda vai defender o sistema de pedágio por distância, o chamado free flow. A lógica é simples: paga mais quem anda mais.
“É um modelo mais justo e pode tornar o sistema mais equilibrado para todos”, avalia Uczai.
O deputado também aproveitou para criticar o distanciamento entre o governo estadual e o federal. Para ele, confronto político só atrasa as entregas que o Estado precisa.
“Me surpreende quando um governador elege o governo federal como inimigo. Tem que construir uma relação republicana. Quem perde é Santa Catarina”, lamenta.
A reunião está marcada para as 15h30, no Ministério dos Transportes. Uczai promete levar firme o recado do Sul catarinense:
“Quero pegar o boi pelo chifre. Aproximar, agregar e garantir entregas para Santa Catarina”.