Geral

Fórum Içara do Amanhã levanta prioridades em logística e mobilidade

Evento reforça papel da Universidade como parceira dos município.

Divulgação

O Fórum Içara do Amanhã, reuniu lideranças políticas e econômicas do município, representantes da região no Legislativo, profissionais de diversas áreas e a comunidade do município, na manhã desta sexta-feira (11/10), para debater e identificar as demandas pelo desenvolvimento da cidade, especificamente na área de logística e mobilidade. Promovido pela Unesc, Rádio Som Maior e Jornal Tribuna de Notícias, o Fórum levantou dados que servirão como base para a construção do plano de desenvolvimento do município, a ser elaborado pela Unesc.

O evento teve a apresentação de Adelor Lessa e trouxe palestras com o senador Dário Berger, com o secretário de Transporte e Logística da Fiesc (Federação Indústria do Estado de Santa Catarina) Egídio Antônio Martorano e com o diretor presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho. O senador abriu as palestras do Fórum, falando sobre suas experiências como prefeito de São José e de Florianópolis. Na sequência, o secretário de Transporte e Logística da Fiesc falou sobre mobilidade, infraestrutura e setor produtivo. E o presidente da Ferrovia Tereza Cristina, trouxe reflexões sobre a diversificação de modais e soluções de mobilidade e logística.

Resultados

Acesso, esperança, veículos, cidade, ônibus, fluxo, plano, gestão, transporte, rodovia, foco e ciclovias estiveram entre as palavras que mais apareceram durante a interação do público durante o Fórum, transmitido ao vivo durante o Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.

As contribuições chegaram via Whatsapp e também com a manifestação do público presente no evento. Para isso provocar os participantes do Fórum a darem suas contribuições, o professor da Unesc, Igor Drudi, propôs uma dinâmica fazendo os presentes se dividirem em trios e dialogarem sobre as soluções para os problemas de mobilidade de Içara e depois apresentassem aos demais.

Todas as contribuições foram captadas e compiladas por alunos e professores do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc. A equipe foi liderada pela coordenadora adjunta do PPGDS, Melissa Watanabe.

Melhoramento nas calçadas, pensando nas pessoas com deficiência e com dificuldade de mobilidade; incentivo a utilização do transporte público e que ele chegue até a periferia; criação de um comitê de empresários para contribuir com o município e o estímulo dos trabalhadores de empresas e órgãos a utilizarem aplicativo de carona solidária foram algumas das contribuições enviadas pela plateia e pelos ouvintes do programa.

Quais são as soluções/propostas para a logística e mobilidade de Içara?

Os resultados dos dados levantados durante o Fórum do Amanhã deram a seguinte resposta para o questionamento acima:

Engenharia de trânsito: 28%

Transporte público municipal: 27%

Manutenção viária – Zona urbana: 19%

Manutenção de rodovias estaduais: 14%

Ferroviária: 12%

Unesc elabora Plano de Desenvolvimento para Içara

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirmou o compromisso da Universidade com a região e seu futuro. “Como contribuir com o desenvolvimento dessa região que precisava retomar ainda mais o seu crescimento? Pensamos no projeto do Fórum do Amanhã e iniciamos em Criciúma. Fomos chamados para fazer na Amesc e no Balneário Rincão e em conversa com o prefeito Murialdo Gastaldon para fazer o evento e depois de muitas análises, percebermos que poderíamos contribuir com o Plano de Desenvolvimento do Município. Temos a satisfação de dizer para vocês que o Fórum não se encerra hoje. Ele é uma etapa de um grande plano de desenvolvimento socioeconômico que estaremos desenvolvendo para Içara. Quando pensamos em um município, pensamos em contribuir com ele e as forças presentes e quais as potencialidades que podem ajudar a construir a trajetória de sucesso dela”, salienta.

Luciane ressaltou ainda que o lugar da Universidade é onde possa colaborar com a vida das pessoas e com o desenho de soluções para problemas emergentes nas cidades. E foi isso que a Universidade e a Rádio Som Maior pensaram quando desenharam o Fórum do Amanhã.

O projeto envolve cerca de 40 profissionais da Unesc e o Fórum marcou o início do diagnóstico, que inclui encontros com lideranças da comunidade, com o sistema produtivo e demais segmentos do município. O plano terá como eixos norteadores: econômico, saúde, infraestrutura e meio ambiente e políticas de desenvolvimento. O objetivo é que o plano seja construído de forma participativa.

O prefeito Murialdo Gastaldon salientou que Içara está tendo um ritmo de crescimento que está a colocando como o segundo município mais importantes em termos econômicos no Sul de Santa Catarina, se aproximando de Tubarão e ficando atrás apenas de Criciúma. “O conjunto da participação de todos é que tem dado essa condição para a cidade de Içara. Esse ritmo de crescimento não pode ser interrompido, mas pode criar gargalos no futuro. E temos que identificar esses possíveis gargalos de maneira antecipada, para garantir que o desenvolvimento seja para todos. É nisso o Fórum vai nos auxiliar”, afirma.

Presenças

O Fórum Içara do Amanhã teve a presença do vice-prefeito de Içara, Sandro Serafim, da pró-reitoria Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional , Thiago Fabris, do diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, do assessor Institucional, Edson Rodrigues, da chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, do gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande, do gestor do Escritório de Negócios, Henrique Vargas e do diretor financeiro da Unesc, Zanoni Elias. O evento ainda foi prestigiado pelos deputados estaduais, Luís Fernando Cardoso e Ada de Luca.

Colaboração: Comunicação UNESC

Notícias Relacionadas

Delegados de polícia se reúnem para discutir sobre segurança e suas prioridades no Sul

Encontro aconteceu nesta sexta (16) em Criciúma. Iniciativa é da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Cataria (Adepol-SC).

Lideranças elencam prioridades do Vale de Braço do Norte para Governo do Estado

Entidades do DEL entregaram ofício ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira durante encontro em Braço do Norte. Anel Viário é uma das bandeiras da região.

Mais de 19,3 mil pessoas já saíram da fila de espera da Saúde em Criciúma

É uma diminuição de 77% das filas de espera de exames e consultas com especialistas no município

Dentista de Forquilhinha é condenada por homicídio e ocultação de cadáver

O crime aconteceu em dezembro de 2015. A mulher, motivada pelo desejo de colocar um fim no relacionamento conturbado, teria assassinado o namorado com golpes de faca.