Geral

Fórum Içara do Amanhã será primeiro passo para realização do plano de desenvolvimento do município

Evento identificará o momento atual e os objetivos de futuro, diagnosticando os principais vetores impulsionadores e os gargalos da economia local para os próximos anos.

Divulgação

Içara recebe nesta sexta-feira, dia 11, o Fórum do Amanhã, quando serão debatidas e identificadas as demandas pelo desenvolvimento da cidade. O evento, promovido em parceria com a Unesc, Rádio Som Maior e Jornal Tribuna de Notícias vai reunir a comunidade do município para um amplo debate, que servirá como base para a construção do plano de desenvolvimento do município, a ser elaborado pela universidade. O evento inicia às 7h e segue até ao meio dia, no Salão Paroquial São Donato.

Já confirmado para contribuir com o Fórum, o senador Dário Berger abrirá o evento com suas experiências quando prefeito de São José – SC. Na sequência, o secretário de Transporte e Logística da Fiesc (Federação Indústria do Estado de Santa Catarina) Egídio Antônio Martorano, falará sobre mobilidade, infraestrutura e setor produtivo. Atualmente o secretário lidera uma equipe de estudos sobre os desafios do desenvolvimento catarinense. Para a conclusão do evento, o engenheiro e diretor presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, abordará o projeto da malha ferroviária que será implantado em Içara e destacará soluções de mobilidade e logística.

O Fórum Içara do Amanhã vai identificar o momento atual e os objetivos de futuro, diagnosticando os principais vetores impulsionadores do desenvolvimento do município e os gargalos da economia local para os próximos anos. “O objetivo é preparar Içara para o futuro, sobretudo na questão de mobilidade e logística. Queremos discutir, junto da sociedade civil organizada e entidades, o que vamos fazer com a SC-445, o que vamos fazer para desafogar as rotas, por exemplo, e juntos traçaremos caminhos para Içara continuar crescendo ainda mais” frisa o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma o compromisso da Universidade com a região e seu futuro. “Tenho a certeza de que as contribuições do evento, a partir dos nomes presentes e da atuação da Instituição, resultarão em experiências reais e mostrarão como é possível transformar lugares. Com estas discussões, levantamento das necessidades trazidos pela comunidade, suas sugestões e parcerias nas práticas colaborativas teremos tomadas de decisões do poder público mais assertivas e um crescimento na qualidade de vida”, destaca.

Planejamento

O passo seguinte ao fórum será a laboração do plano de desenvolvimento, através de parceria com a prefeitura de Içara, seguindo as demais etapas, que incluem além do diagnóstico, o benchmarking e tendências de sucesso, as propostas e perspectivas e a última etapa, que consiste na implementação e acompanhamento. O plano vai trabalhar com base nos eixos norteadores Econômico, Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente e ainda Políticas de Desenvolvimento da Unesc contribuindo de forma direta com o Fórum do Amanhã

Já realizado em Criciúma, Rincão e na Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), a Universidade colocará sua expertise e tecnologia a disposição do evento, gerando dados e possibilitando o planejamento futuro do município. Em destaque, a comunidade tem voz ativa no evento, colaborando com reivindicações e ideias de quem vive o dia a dia da região.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça confirma que município de Laguna deve fechar acessos de carros à Praia do Cardozo

Na sentença, foi determinado ainda que a prefeitura promova a instalação de placas de advertência no local e fiscalize a área, sob pena de multa diária no valor de R$ 500. A decisão busca preservar o meio ambiente e proteger os banhistas.

CasaPronta Criciúma 2019: começa amanhã a maior feira catarinense do segmento

Edição de número 17 reunirá mais de 200 expositores e tem expectativa de receber 60 mil visitantes

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.

Município de Balneário Gaivota que cobrava IPTU sobre lotes inexistentes, terá de fazer planejamento urbano​

Na ação proposta pelo Ministério Público (MP), foi apontada a ausência de cadastros territoriais e mapeamentos confiáveis que dão causa à cobrança indevida de IPTU relativo a lotes que fisicamente não existem