Geral

Foto oficial de ex-prefeito de Tubarão é encontrada em entulho

O quadro com a fotografia oficial do ex-prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini foi encontrado esta semana entre entulhos na Central do Cidadão. O objeto estava jogado entre tijolos e pedaços de madeira na garagem do prédio.

Indignado, um funcionário da prefeitura, que preferiu não se identificar, reclamou da falta de consideração com o objeto. “É repugnante ver a imagem de um ex-prefeito, já falecido, jogado no entulho. Isso é um absurdo e revoltante”, diz o funcionário.

Para Felipe Felisbino (PSDB), que foi secretário de Educação durante a gestão de Bertoncini, este fato é “uma agressão contra a pessoa”. “Manoel foi um grande empresário, um político notável, que deixou sua marca na política municipal e sempre tratou suas relações com o próximo de maneira respeitosa. Quem fez isso não pensou nas consequências e é lamentável. Uma pessoa da grandeza de Manoel não merecia tal desrespeito”, explica Felipe.

Segundo ele, a prefeitura deveria recolher todos os quadros oficiais, retirar as fotografias e reutilizar a moldura e o vidro. “A secretaria de Governo é que deveria recolher os quadros e analisar a melhor forma de dar um destino às fotografias. Agora, jogar no lixo não é aceitável”, acrescenta.

O vereador Edson Firmino também considera o ato como um desrespeito a Bertoncini. “Independentemente de posição política, tem que haver respeito, pois Manoel foi um líder no município e nem está aqui para se defender. Inclusive, foi ele quem fez a Central do Cidadão. Quem cometeu esse ato de desrespeito deveria ter o nome divulgado e fazer uma retratação pública. Sinto-me ofendido também e espero que uma medida seja tomada”, ressalta o edil. De acordo com Firmino, as fotos deveriam ser recolhidas e repassadas a membros do governo anterior, que pertencem ao PSDB, ou à família. “Seria a forma de dar um destino correto”, considera.

Por ironia, no dia 22 de abril, o prefeito Olavio Falchetti entregou à família de Bertoncini dois quadros oficiais do ex-prefeito, idênticos ao encontrado, como forma de homenageá-lo. Na ocasião, Olavio ressaltou que Bertoncini é uma pessoa digna de ser lembrada por tudo o que fez. “Esta homenagem mostra o respeito que muitas pessoas têm pelo Manoel”, afirmou o prefeito há um mês. A Redação do Diário do Sul tentou entrar em contato com o prefeito Olavio Falchetti através do celular, mas ele não atendeu a ligação.