Geral

Fragata com haste de metal no estômago passa por cirurgia após ser resgatada em SC

Ave encontrada em Penha e submetida a procedimento cirúrgico com a equipe da R3 Animal segue em recuperação em Florianópolis

Divulgação

Uma fragata resgatada por um navio pesqueiro no dia 26 de maio e encaminhado para a R3 Animal, em Penha, foi submetida a uma cirurgia para a retirada de uma haste metálica de 10 cm alojada no estômago na última quarta-feira (9).

O objeto, um encastoador de pesca, usado em anzóis, perfurou a pele do animal e estava projetado para fora do corpo. Segundo a equipe veterinária, o animal está bem e em observação em Florianópolis.

Antes do procedimento, a ave foi anestesiada e passou por uma endoscopia para ajudar no planejamento da extração da haste. De acordo com a avaliação prévia da veterinária Janaina Rocha Lorenço, o objeto estava dentro da cavidade gástrica, com uma ampla área contaminada.

Segundo o veterinário Sandro Sandri, a cirurgia de celiotomia – incisão através da parede abdominal, que concede acesso à cavidade abdominal, foi orientada por alguns artigos de literatura específica.

“Seguimos o caminho inverso ao que p objeto havia feito. Ou seja, ultrapassar todas as camadas: pele, subcutâneo, mucosa externa, parede muscular e mucosa interna do estômago. O fechamento do estômago foi feito em três camadas com fio biológico e suturas apropriadas para promover a vedação do órgão e evitar aderências futuras”, conclui Sandro.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Polícia confirma nomes e revela que três vítimas morreram abraçadas no balão

Lista oficial confirma 13 sobreviventes e 8 vidas perdidas em Praia Grande; delegado relata cena comovente no local da tragédia

Comandante dos Bombeiros detalha dinâmica da tragédia com balão em SC

Balão subiu em chamas após tentativa de pouso; 13 pessoas saltaram, 8 morreram

Hospital atualiza estado de saúde de vítimas de acidente com balão em Praia Grande

Prefeitura decretou luto oficial de três dias após tragédia que deixou oito mortos no Extremo Sul de SC

‘Deus intercedeu’, diz Gean Loureiro após quase embarcar em balão que caiu em SC

Ex-prefeito afirma que só não embarcou por falta de vagas; tragédia deixou 8 mortos em Praia Grande