Geral

Fragata com haste de metal no estômago passa por cirurgia após ser resgatada em SC

Ave encontrada em Penha e submetida a procedimento cirúrgico com a equipe da R3 Animal segue em recuperação em Florianópolis

Divulgação

Uma fragata resgatada por um navio pesqueiro no dia 26 de maio e encaminhado para a R3 Animal, em Penha, foi submetida a uma cirurgia para a retirada de uma haste metálica de 10 cm alojada no estômago na última quarta-feira (9).

O objeto, um encastoador de pesca, usado em anzóis, perfurou a pele do animal e estava projetado para fora do corpo. Segundo a equipe veterinária, o animal está bem e em observação em Florianópolis.

Antes do procedimento, a ave foi anestesiada e passou por uma endoscopia para ajudar no planejamento da extração da haste. De acordo com a avaliação prévia da veterinária Janaina Rocha Lorenço, o objeto estava dentro da cavidade gástrica, com uma ampla área contaminada.

Segundo o veterinário Sandro Sandri, a cirurgia de celiotomia – incisão através da parede abdominal, que concede acesso à cavidade abdominal, foi orientada por alguns artigos de literatura específica.

“Seguimos o caminho inverso ao que p objeto havia feito. Ou seja, ultrapassar todas as camadas: pele, subcutâneo, mucosa externa, parede muscular e mucosa interna do estômago. O fechamento do estômago foi feito em três camadas com fio biológico e suturas apropriadas para promover a vedação do órgão e evitar aderências futuras”, conclui Sandro.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Brasil vence Rússia de virada no vôlei feminino e avança à semifinal das Olimpíadas

Atuação da catarinense Rosamaria Montibeller foi destaque na partida

Com a maçã Fuji, Santa Catarina conquista sua sexta Indicação Geográfica

A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato e sabor

Governo incentiva cerca de R$ 113 milhões em investimentos privados e 160 empregos no Estado

Coordenado pela SDE, o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense concede incentivo do pequeno ao grande investimento, para implantação ou expansão de empreendimentos industriais que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado

Santa Catarina adere a Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Lançado em maio, o Programa é uma iniciativa da Ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e tem o apoio do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União