Economia

Frangos estão praticando canibalismo por falta de alimento na região

Enquanto o problema não é resolvido, muita gente esta parando com a atividade

Avicultores em crise. Os frangos estão morrendo por falta de alimento. A escassez de ração é resultado da seca que causou uma queda na safra do milho e soja. Conforme o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, o pedido para o governo federal liberar recursos para a compra do produto foi feito, mas isso não aconteceu. Enquanto isso, os produtores lidam com a perda e muitos deles são obrigados a sacrificarem os animais.

“Não podemos negar a dificuldade que essas empresas estão passando e sem socorro do governo federal. Esta sendo feito por algumas empresas um abate sanitário para que os animais não permaneçam nos seus recintos morrendo por falta de comida. Infelizmente estão sendo sacrificados para que o quadro não fique pior. O momento é muito difícil, o socorro não chegou”, ressalta o presidente.

Segundo a avicultora de Pedras Grandes, Valdete Goulart, os frangos estão praticando canibalismo, por causa da fome. “Essa crise está nos deixando muito preocupado, não temos como substituir ração para os frangos. Eles estão praticando canibalismo. Não sabemos o que fazer, não tem alimento”, informa a produtora.

Em Lauro Müller, o avicultor Alcimar Damiani De Brida, afirma que não está mais indo até os aviários para não ver os animais sofrendo. "No meu caso, os frangos estão sem ração a mais de 100 horas. A última vez que eles comeram foi no sábado. Eu já nem vou mais até os aviários para não ver o sofrimento dos bichinhos", relatou.

Conforme ainda o presidente, enquanto o problema não é resolvido, muita gente esta parando com a atividade. “Muita gente está abandonado à atividade. Algumas empresas não vão suportar essa dificuldade de mercado. Infelizmente não há sensibilidade do governo federal”, relata.

Com a colaboração de: Thaise Vieira/Rádio Guarujá