Economia

Franquias fecharam 2015 com crescimento no faturamento em todo o Brasil

Foto: Divulgação / Clicatribuna

Foto: Divulgação / Clicatribuna

Mesmo com um ambiente macroeconômico desfavorável, as franquias fecharam 2015 com um crescimento de 8,3% no faturamento em todo o Brasil. Os dados positivos foram apresentados nessa sexta-feira pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Na região, o sistema de negócios também tem ganhado popularidade.

A possibilidade de iniciar um empreendimento sem precisar passar por todas as etapas de consolidação da marca atraiu o interesse dos jovens João Luiz Domingos e André Fernandes da Silva. Juntos, vão iniciar em abril uma loja de produtos naturais dentro do Nações Shopping. “A Empório Döll nos dá todo o suporte, já tem o projeto arquitetônico e a marca já é conhecida. Se tivéssemos começado do zero, o início seria muito mais difícil”, relata Domingos.

Vantagens competitivas

Com poder de negociação aumentado em função da quantidade de franqueados, as empresas conseguem segurar a pressão inflacionária e não repassar totalmente aos consumidores. Isso ajuda o modelo de negócios a passar por momentos difíceis na economia. A expectativa dos dois sócios franqueados pela EmpórioDöll é recuperar em dois anos o investimento feito. “Vamos contratar quatro funcionários para trabalhar conosco”, antecipa Domingos.

O ano passado fechou com quase 1,2 milhão de pessoas trabalhando diretamente em estabelecimentos que atuam nesse modelo. Só em 2015, foram 90 mil novos postos de trabalho gerados no Brasil, apesar da desaceleração que o setor sofreu no último trimestre do ano.

Franqueados são maioria no Nações Shopping

Segundo Sidnei Godinho, que atua na área comercial do Grupo Almeida Junior, não faltam franqueadores interessados em encontrar franqueados na região. “Muitos têm nos procurado, já com interesse em conquistar este mercado. Eles oferecem toda a ajuda na instalação e na operação”, explica. Dentro do Nações Shopping, de acordo com Godinho, mais de 60% das lojas são franqueadas. A inauguração do empreendimento está prevista para abril.

Em todo o país, o setor de franquias faturou quase R$ 140 bilhões em 2015, com mais de 138 mil pontos de venda e mais de 3 mil redes. Só no ano passado, 131 novas marcas aderiram ao modelo de franchising. “Os resultados são fruto de um trabalho desenvolvido de forma ética, séria, solidária e com parceria, que é a maneira do franchising fazer negócios e construir um sistema exitoso”, ressaltou a presidente da ABF, Cristina Franco, quando o balanço do ano passado foi apresentado, nessa sexta-feira. O know-how compartilhado nas redes é outra vantagem competitiva.

Para que um negócio dê certo, é preciso que haja interesse tanto do franqueador em um mercado, quanto do franqueado em seguir os padrões da marca. De acordo com Domingos, no caso dele não houve nenhuma dificuldade. “A Empório Döll queria estar no Sul de Santa Catarina e nós queríamos iniciar um negócio. Por isso correu tudo bem. Foi amor à primeira vista”, conclui o empreendedor.

Com informações do site Clicatribuna