Segurança

Fraude na compra de veículos é investigada em Araranguá

Quadrilha utiliza do benefício de uma pessoa com deficiência para adquirir veículos e sonegar impostos

Foto: Divulgação / Portal Engeplus

Foto: Divulgação / Portal Engeplus

Um grupo de pessoas é investigado em Araranguá, pelo crime de sonegação fiscal. O caso é apurado pela 6ª Promotoria de Justiça de Criciúma, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco. Nesta quinta-feira, dia 19, os profissionais cumpriram dois mandados de busca e apreensão de documentos, computadores, notebooks e outros, em um estabelecimento e uma residência dos envolvidos, no município. 

Conforme a promotora de Justiça da Promotoria Regional de Ordem Tributária, Vera Lucia Bedinoto, da 6ª Promotoria de Justiça de Criciúma, os suspeitos realizam a compra de vários veículos no nome de uma pessoa com deficiência para sonegar os impostos.

"A  investigação acontece desde outubro do ano passado. Ainda não houve prisão de denhum suspeito, pois faltam alguns detalhes para serem investigados. Também não sabemos a quantidade exata de veículos que foram adquirido através dessa fraude, mas sabe-se que há um movimento muito grande de aquisições, e esta é uma das maiores fontes de renda das concessionárias envolvidas", explica. 

Ainda de acordo com a promotora, além do crime, os investigados causam uma prejuízo de mais de R$ 8 mil por veículo, somente tratando-se do ICMS. "O grande benefício alcançado desta operação é que quando finalizarmos nossa investigação, será cada vez mais difícil esse tipo de fraude no Estado de Santa Catarina", enaltece. 

Conforme o Portal Engeplus, a pena para os envolvidos no caso é avaliada de 2 a 5 anos de reclusão.