Reflexão

Freis capuchinhos reavivam fé através de missões populares em Lauro Müller

Missionários retornam à cidade depois de 30 anos após a primeira visita.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O convite realizado, em 2014, pelo padre Valmor Boeger aos Freis Capuchinhos para virem até a cidade de Lauro Müller, se concretizou neste ano de comemoração do jubileu de 70 anos da Paróquia Sagrado Coração de Maria. Os missionários participam das Santas Missões Populares, visitando as 28 comunidades em toda a cidade. O trabalho de evangelização acontece até 15 de junho, dia de Corpus Christi.

Os seis missionários são do Rio Grande do Sul e retornam a Lauro Müller após 30 anos da última visita. Desde o início do mês de maio deste ano, eles realizam visitas nas comunidades, motivando o convívio e despertando a fé entre os moradores. “As comunidades se prepararam para nos receber. É muito gratificante e ficamos felizes por isso. O objetivo é incentivar o surgimento de novas lideranças e fortalecer a fé destas pessoas”, afirma o coordenador do grupo, Frei Reginaldo.

Os freis são divididos entre as comunidades, realizando encontros com os moradores e tratando de temas como: a pessoa humana, Deus, Jesus Cristo, Igreja, Maria – mãe de Jesus, Família e Juventude.

“As missões estão sendo uma benção de Deus. O Papa Francisco nos pede para que sejamos a “igreja da saída” e que vivamos a nossa vida como nas missões, evangelizando junto à comunidade. A solidão e o isolamento só nos trazem tristeza e precisamos reavivar nossa fé junto ao próximo. Sejamos de fato missionários”, lembra o pároco da cidade, padre Valmor Boeger.

Foto: Divulgação

Os moradores das comunidades de Novo Horizonte, Mina Nova, Barro Branco, Itanema, Amaral Rádio, Arizona, Quilômetro Cento e Sete e Quilômetro Um já receberam a visita dos freis.

A partir desta terça-feira (30), as comunidades de Guatá, Guatá da Rocinha, Vargem Grande, Morro da Figueira, Rio Capivaras Baixo e Rio Capivaras Alto contarão com a presença e os momentos de reflexão dos missionários.

E a partir do sábado (03), as demais comunidades, inclusive a matriz, se preparam e recebem os capuchinhos. Confira os dias e locais no quadro a seguir:

As missões populares finalizam no dia de Corpus Christi (15) com a missa de encerramento e procissão a partir das 14 horas. A celebração contará com a presença das 28 comunidades e pastorais. Confira o roteiro abaixo da procissão:

Quem são os Freis Capuchinhos

Os freis missionários capuchinhos pertencem à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, província do Rio Grande do Sul. Procuram levar adiante o sonho franciscano no seguimento a Cristo, servindo e animando as comunidades em sua caminhada de fé.

O serviço das missões populares é desenvolvido pelos Freis Capuchinhos desde 1986. São mais de 100 anos de vida missionária itinerante. Prestam este serviço pastoral franciscano-capuchinho, fraterno e eclesial de evangelização às comunidades ou paróquias que o solicitam

Notícias Relacionadas

Educação monta força-tarefa para garantir que alunos de comunidades distantes recebam atividades impressas

O mesmo esforço para entregar as atividades impressas para alunos sem acesso à internet está sendo feito por vários gestores escolares e professores da rede estadual.

Comunidades de Treviso e Siderópolis serão beneficiadas com ampliação de internet fibra óptica

Em Treviso, moradores das localidades de São Victor, Vila Bonasa e Rio Manim serão contemplados. Já em Siderópolis, o investimento será em Rio Jordão Alto e Rio Jordão Baixo.

Prefeitura de Orleans intensifica manutenção e alargamento de estradas no interior

O crescimento agrícola, a diversificação das atividades e o investimento no interior aumentou o fluxo de caminhões e a necessidade de boas estradas.

Enxurrada afeta três comunidades no interior de Orleans

Pontes e tubulações foram danificadas pela enxurrada registrada durante o sábado (13). Recuperação iniciou nesta segunda (15).