Clima

Frente fria intensa trará temporais, queda acentuada de temperatura e até neve em SC

A partir da tarde de quarta-feira (28), uma massa de ar polar começa a avançar pelo Estado, derrubando drasticamente as temperaturas

Foto – Wenndel Paixão

Santa Catarina deve enfrentar uma virada brusca no tempo a partir da tarde desta terça-feira (27), quando uma frente fria intensa se aproxima do Estado. Antes da chegada definitiva do ar seco e gelado, que fará os termômetros despencarem e pode até provocar neve em regiões serranas, o tempo ficará instável com risco de temporais.

De acordo com a Defesa Civil, entre o fim da tarde de terça e a manhã de quarta-feira (28), há risco de chuvas intensas acompanhadas por rajadas de vento, raios e possível queda de granizo, especialmente no Grande Oeste e em áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Nessas regiões, o risco para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos varia entre moderado e alto.

As instabilidades começam no Extremo Oeste e se deslocam para o restante do Estado ao longo da noite e madrugada. O órgão recomenda cuidados durante esse período, como evitar sair em meio ao temporal, não atravessar áreas alagadas, desligar aparelhos elétricos e ficar atento a sinais de deslizamentos ou inclinação de árvores e postes.

Queda de temperatura e chance de neve

A partir da tarde de quarta-feira (28), uma massa de ar polar começa a avançar pelo Estado, derrubando drasticamente as temperaturas. O frio intenso deve se manter até domingo (1º), principalmente nas noites e madrugadas.

A previsão indica mínimas negativas nas áreas mais elevadas da Serra, com registros entre -2°C e 0°C. No Meio-Oeste e Planaltos, os termômetros podem marcar de 1°C a 5°C. No Litoral e regiões vizinhas, as mínimas ficam por volta dos 10°C. O frio será intensificado por ventos fortes, principalmente na metade leste de SC.

Entre a tarde e noite de quinta-feira (29), há condição favorável para ocorrência de neve nas regiões mais altas da Serra, resultado da combinação entre frio intenso e umidade. Mesmo com sol, as temperaturas seguem baixas, e as máximas não devem ultrapassar os 17°C em nenhuma região do Estado.

Na sexta-feira (30), o tempo firma com predomínio de sol e chance de geada em várias áreas. O frio persiste durante todo o fim de semana, com máximas limitadas a 20°C, reforçando o clima típico de inverno antecipado.

Mar agitado e alerta de ressaca

A Marinha do Brasil também emitiu um alerta para ventos fortes entre 60 e 85 km/h no litoral de SC e RS, entre quarta (29) e quinta-feira (30), com possibilidade de ressaca e ondas de até quatro metros, especialmente entre Chuí e Florianópolis. A orientação é para que pescadores e embarcações de lazer evitem o mar nesse período.

As autoridades reforçam a importância de acompanhar os boletins atualizados e seguir as orientações da Defesa Civil (199) e dos Bombeiros (193) em caso de emergência.

Notícias Relacionadas

No sufoco! Gol de Hermes nos acréscimos garante vitória do Criciúma sobre o Amazonas no Heriberto Hülse

Próximo compromisso será fora de casa, contra o América-MG, na sexta-feira (20)

Motorista perde controle e colide em barranco na SC-110 em São Joaquim

Condutora sofreu ferimentos leves e foi encaminhada ao hospital; pista estava molhada no momento do acidente

Homem agride ex e quebra carro ao descumprir medida protetiva em Criciúma

Agressor foi preso após desferir um soco no rosto da vítima e arremessar uma garrafa no para-brisa do veículo

Golpe no caixa eletrônico termina em luta e prisão no centro de Içara

Homem foi flagrado trocando o cartão de uma idosa e acabou detido por populares; a Polícia investiga participação de outros envolvidos