Clima

Frente fria traz chance de chuva forte com temporais em parte de SC

A chuva está prevista para todas as cidades, mas os temporais não. Eles serão apenas em algumas áreas, mas com maior risco para o Vale do Itajaí e Norte

Divulgação

A forte onda de calor vai dar espaço nesta quinta-feira (27) para a chegada de uma frente fria, sistema que irá trazer chuva e – na sequência – será responsável pela troca da massa de ar em SC. Desta forma, as temperaturas da tarde vão começar a diminuir aos poucos em relação ao que vem fazendo nos últimos dias.

As nuvens já predominam desde o período da manhã, como mostrou uma das imagens de satélite do amanhecer. Isso ocorre pelo avanço do chamado “sistema frontal”.

Durante a manhã, poucas cidades já têm alguma instabilidade. Quanto mais próximo do meio-dia, porém, mais municípios terão chuva. Ela começa em pontos na divisa com RS, e ao longo da tarde e da noite se espalha para todas as regiões catarinenses.

TEMPORAIS

A chuva está prevista para todas as cidades, mas os temporais não. Eles serão apenas em algumas áreas, mas com maior risco para o Vale do Itajaí e Norte.

Além da condição de vento forte, trovoadas, raios e granizo, chamo atenção para alto volume chuva em cidades destas duas regiões.

Não que outras áreas do Estado não possam ter temporais, mas a chance é menor.

ALÍVIO DO CALOR

As primeiras horas da manhã ainda têm uma temperatura mais parecida com as dos últimos dias. Ou seja, faz calor.

Isso pode ser explicado da seguinte forma: primeiro passa o “sistema frontal” – que é a área de chuva – para depois vir a nova massa de ar, que terá temperaturas menores.

Desta forma, na medida que a chuva chegar ao Estado, a temperatura vai diminuindo em todas as regiões de Santa Catarina.

As máximas desta quinta-feira serão:

De 30°C a 32°C no Norte.

De 29°C a 31°C no Oeste.

De 28°C a 30°C no Vale do Itajaí.

De 26°C a 28°C no Litoral e Meio Oeste.

De 25°C a 27°C no Sul e Planalto Norte.

De 22°C a 24°C na Serra.

SEXTA-FEIRA MAIS AMENA

Depois da passagem da frente (sistema de chuva), permanece no Estado a massa de ar que chega logo na sequência. Isso deverá trazer um dia com máximas à tarde na casa dos 24°C aos 26°C na maior parte das cidades. Na Serra, Meio Oeste e Planalto Norte a previsão indica algo entre 20°C e 22°C.

A sexta também terá muitas nuvens, com algumas aberturas de sol que ocorrem no Sul, Serra, Meio Oeste e Oeste. Ainda há chance de chuva em momentos do dia, mas especialmente para Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Com informações de Leandro Puchalski, colunista do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Motorista embriagado atropela criança e adolescente perto de escola na Serra de SC

Homem fez o teste de bafômetro após a colisão

Cidade de SC oferece abrigo emergencial para pessoas em situação de rua após alerta de frio intenso

Estrutura é aberta nas noites de forte frio, quando as temperaturas ficam abaixo de 10 ºC; nesses dias, as abordagens e atendimentos são feitos das 19h às 7h

Estado anuncia que ampliará leitos de UTI infantil

Unidades de Terapia Intensiva para bebês e crianças enfrentam problema de superlotação em SC

Sensação térmica pode chegar a -20°C na Serra de SC; saiba como se proteger

O frio intenso que atinge Santa Catarina nesta semana pode provocar sensações térmicas abaixo de 0°C em algumas cidades do Estado. No alto da Serra, a previsão é de que moradores sintam frio de até -20°C.