Geral

Frente fria traz temporais com rajadas de vento acima de 80 km/h e riscos de estragos em SC

Defesa Civil alerta para descargas elétricas e eventual queda de granizo em parte do Estado; veja regiões

Foto: Divulgação

Uma frente fria avança por Santa Catarina e provoca temporais com fortes rajadas de vento entre quinta (4) e sexta-feira (5). A Defesa Civil alerta para descargas elétricas e eventual queda de granizo, com risco moderado de estragos em grande parte do Estado.

A chuva iniciou no Grande Oeste nesta manhã e se desloca para as demais regiões ao longo desta tarde, especialmente o Planalto Sul, o Alto e Médio Vale do Itajaí e o Planalto Norte. A precipitação deve continuar até a madrugada desta sexta.

As temperaturas mínimas devem ficar entre 15°C e 17°C no Grande Oeste, entre 12°C e 14°C em partes do Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí. Já no Litoral e áreas próximas, entre 15°C e 19 °C. As máximas oscilam entre 21°C e 26°C no Grande Oeste e no Planalto Sul e atingem entre 25°C e 32°C nas demais áreas.

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Os ventos sopram de quadrante norte/noroeste de intensidade moderada a forte, com rajadas que podem atingir os 60 km/h em áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e da Grande Florianópolis. No Planalto Sul (pontos mais altos da Serra), as rajadas podem ultrapassar os 80 km/h ao longo desta quinta. O risco é moderado parao corrências relacionadas às rajadas de vento.

A ondas com direção leste a nordeste devem atingir altura de 1,5 metros (com picos de 2 m a 2,5 m) do Litoral Sul à Grande Florianópolis, além de altura de 1 metro no Litoral Norte.

Chuva segue na sexta-feira

Entre a madrugada e a manhã da sexta, o deslocamento da frente fria provoca temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, no Alto e Médio Vale do Itajaí, no Litoral e em áreas próximas.

Ainda conforme o órgão estadual, o risco é baixo a moderado para ocorrência relacionadas aos temporais isolados.

Ao longo do dia, a aproximação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo, deixando as regiões do Grande Oeste aos planaltos com predomínio do sol. Já o Litoral e áreas próximas devem ter variação de nebulosidade e algumas aberturas de sol.

As temperaturas mínimas ficam em torno dos 10°C aos 13°C no Extremo Oeste e no Oeste, oscilando 7°C e 10°C no Meio-Oeste e no Planalto Sul e ficam entre 13°C e 18°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 15°C e 19°C no Grande Oeste e no Planalto Sul e ficam entre 17°C e 23°C nas demais regiões.

Os ventos ainda se mantém mais intensos ao longo da madrugada, soprando de quadrante sudoeste/sul, com rajadas entre 45 a 70 km/h no litoral e em áreas próximas e ao longo do dia com rajadas moderadas de até 55 km/h em áreas do Meio-Oeste ao Litoral. O risco para ocorrências relacionadas às rajadas de vento é baixo a moderado.

Confira as temperaturas nesta quinta, segundo a Epagri/Ciram

Litoral Norte: 16°C | 23°C;

Planalto Norte: 11°C | 25°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 16°C | 24°C;

Grande Florianópolis Serrana: 13°C | 19°C;

Vale do Itajaí: 14°C | 20°C;

Litoral Sul: 16°C | 22°C;

Planalto Sul: 11°C | 22°C;

Meio-Oeste: 11°C | 20°C;

Oeste: 15°C | 23°C;

Extremo-Oeste: 15°C | 25°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Defesa Civil alerta para chance de temporais, granizo, vendaval e maré alta em SC no fim de semana

Entre domingo e segunda, ondas podem chegar aos 4 metros.