Geral

Frigoríficos de Lauro Müller recebem visita de técnicos do Ministério de Agricultura

As oficinas técnicas feitas em Lauro Müller auxiliam na organização interna das agroindústrias visitadas e integram o esforço da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) para que outros produtores da região possam receber o SISBI.

Divulgação

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fizeram oficinas técnicas em duas agroindústrias de produtos de origem animal em Lauro Müller, para orientação dos serviços de inspeção aos participantes do Projeto-piloto CONSIM 2020. A visita aconteceu na manhã da quarta-feira (2) e faz parte do esforço coordenado pela Amrec para obtenção do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

As oficinas técnicas feitas em Lauro Müller auxiliam na organização interna das agroindústrias visitadas e integram o esforço da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) para que outros produtores da região possam receber o SISBI. “O MAPA estimula o desenvolvimento técnico das agroindústrias para que elas obtenham a certificação de forma mais rápida. As oficinas que realizamos hoje, aqui em Lauro Müller, são um auxílio técnico para uma futura avaliação de inspeção”, descreve a auditora fiscal do ministério, Beatris Kuchenbecker.

De acordo com a médica veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, Mariah de Freitas Marques, foi realizada seleção entre 52 participantes do Brasil inteiro, onde 12 foram selecionados. “Das 39 pequenas industrias da agricultura familiar da nossa região, cinco tem interesse e estão dispostas a fazer adequação para obtenção do SISBI, num primeiro momento”, ressalta Mariah. “Quem consegue o SISBI, tem autorização para comercializar seus produtos em todo o Território Nacional”, afirma.

As agroindústrias de Lauro Müller são basicamente negócios familiares e a adequação às normas para se obter o SISBI aponta abertura de novos mercados. Por enquanto, afirma Mariah, não significa que as agroindústrias não estejam adequadas. “Mas haverá um reforço das normas e nas práticas”, afirma a veterinária. O trabalho para vaga na capacitação vem sendo feito desde a metade do ano passado, onde foram aprovados em três fases de seleção.

Com as oficinas, mais um passo foi dado para a certificação das duas agroindústrias visitadas, afirma o veterinário da Secretaria de Agricultura de Lauro Müller, Oylson dos Santos. “Trabalhamos intensamente nos últimos meses para que chegasse no dia de hoje. O SISBI vai ampliar o mercado das empresas, deixando aptas para a venda em todo o país”, conta o veterinário. Já para o prefeito Valdir Fontanella, a visita abre possibilidades distintas para a agricultura do município. “As oficinas técnicas são importantes para adequar nossos produtores a estarem aptos e preparados para ampliar seus mercados, vender mais e gerar mais empregos e rendas para as famílias e para Lauro Müller”, garante o prefeito.

A Epagri, que é parceira desde o início dos trabalhos do Consórcio.

O que é SISBI

Segundo o MAPA, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Notícias Relacionadas

Nova sede dos Bombeiros: Município de Braço do Norte garante meio milhão de reais para conclusão da obra

A expectativa é que a obra fique pronta no final do primeiro semestre de 2022.

Prefeitura de Braço do Norte e HST assinam convênio de mais de R$ 1,3 milhão para plantões e sobreavisos

Além do convênio para plantão e sobreaviso, o Município também firmou convênio de R$ 2 milhões para a construção da nova ala do hospital.

Vereadores de Orleans participam de sessão ordinária de forma on-line

Dois Projetos de Lei e quatro Indicações foram aprovados por unanimidade nesta segunda-feira, dia 21.

Criminosos carneiam vaca prenhe em propriedade de Lauro Müller

O animal, que pesava por volta de 390 quilos, foi abatido no local e toda a carne foi levada.