Clima

Frio intenso e termômetros a 0°C

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

O inverno resolveu aparecer com força e o frio intenso fez com que as pessoas começassem a tirar do armário o cobertor, cachecol, luva, casaco e muita blusa. Com temperaturas abaixo de zero na serra catarinense, a sensação térmica chegou a -20°C ontem. Na região, São Martinho registrou 0°C. Há anos a região não tinha períodos tão gelados, de acordo com meteorologistas. 

De acordo com a estação meteorológica Epagri/Ciram, as madrugadas de hoje e do fim de semana serão as mais geladas. Os termômetros devem registrar temperaturas abaixo de zero em grande parte do Estado, ficando entre -4 e -6°C nas áreas mais altas do Planalto.

Entre a noite de sexta e a madrugada de sábado, há chance de neve na serra catarinense. Nos demais dias, geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral.

Na região, o dia ontem foi bem gelado. Porém, nos próximos dias será ainda mais intenso. Na Amurel, hoje a mínima deve ser de 1°C, enquanto a máxima deve chegar a 11°C. Na sexta, os termômetros variam entre 3°C e 13°C, voltando a ficar ainda mais gelado no sábado e domingo, quando a mínima deve ser de 0°C. 

A sensação térmica de ontem em todo o Estado foi uma das menores do ano. No entanto, ressalta a Epagri/Ciram, os catarinenses podem se preparar: os próximos 15 dias serão de temperaturas muito baixas.

A Defesa Civil de SC decretou, nesta semana, estado de atenção em Santa Catarina por causa das baixas temperaturas. O cuidado deve ser redobrado, principalmente com a população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos, crianças e pessoas que tenham problemas crônicos respiratórios. Também é necessário abrigar os animais domésticos durante as noites.

Com informações do Jornal Diário do Sul