Geral

Frio intenso previsto para Santa Catarina pelos próximos três dias

Foto: Divulgação

O avanço de uma intensa massa de ar polar vinda da Argentina chega a Santa Catarina e deve derrubar as temperaturas a partir deste sábado (25). A previsão da Epagri/Ciram é que isso se mantenha, inclusive com possibilidades negativas, até a segunda-feira (27).

A massa de ar polar deve passar ainda pelo Uruguai e pelo Rio Grande do Sul. Chega em Santa Catarina pelo Oeste e deve se intensificar, principalmente, na madrugada de segunda-feira.

Para quem espera a neve, existe pequena possibilidade no sábado (25), entre a tarde e a noite, seguindo pela madrugada de domingo (26), aliada a um fenômeno chamado de chuva congelada, que é a mistura entre os flocos de neve com gotículas de chuva, trazendo gelo visível na vegetação.

A atenção deve voltar-se para o vento sudoeste, já que a presença de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul deve afetar Santa Catarina, trazendo rajadas moderadas a fortes. A partir de domingo, a frente fria, que traz as chuvas, se afasta, dando condições de tempo firme e frio intenso, seguindo assim na segunda-feira.

Atenção para as recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que em situações climáticas adversas a população siga as seguintes instruções:

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite), é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Com informações da Rádio Hulha Negra

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.