Segurança

Fuga, oito viaturas e troca de tiros na BR-101, em Capivari de Baixo

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Terminou em uma prisão em flagrante, ontem, por volta das 11 horas, uma operação que envolveu oito viaturas das polícias Militar e Rodoviária Federal pelas ruas de Tubarão, Capivari de Baixo e BR-101 até a ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Após furtar um veículo HB20 prata na Cidade Termelétrica, por volta das 9 horas, um homem de 40 anos tentou se esconder na Área Verde, na Cidade Azul. 

Ao ser surpreendido por uma guarnição, ele escapou em alta velocidade pelas ruas do município na tentativa de fugir do alcance dos policiais militares que o acompanhavam. “Foi uma ocorrência muito perigosa, pois, além do risco de um atropelamento, ele efetuou vários disparos contra as viaturas em locais de grande concentração de populares. A polícia não revidou com tiros para não atingir os civis. No momento certo, em uma área mais segura, o policial disparou contra os pneus, obrigando-o a parar”, relatou um policial militar de Tubarão, que atendeu a ocorrência.

Enquanto acompanhavam o suspeito que conduzia o veículo furtado, os policiais pediram o reforço de outras viaturas. A guarnição de Laguna também montou uma barreira na ponte e o fluxo do trânsito ficou lento. Mesmo assim, o veículo chegou a atingir os cones e depois parou. O homem confessou aos policiais que jogou a arma no Canal de Laranjeiras quando percebeu que seria detido.

Repercussão

Ontem à tarde, a proprietária do HB20 buscou o veículo que estava retido no pátio da delegacia de Laguna. Ela é do ramo de confecções e preferiu não abrir sua loja. Alguns moradores ficaram surpresos com a ocorrência, incomum no município. “Capivari ganhou repercussão estadual por conta desse crime”, disse um comerciante, que considera a cidade tranquila.

Além do veículo, a polícia recuperou objetos furtados da vítima, entre estes algumas joias. O homem está na Unidade Prisional Avançada (UPA) da Cidade Juliana e, depois, será transferido para Tubarão, onde foi registrada a ocorrência. 

De acordo com um policial da delegacia de Laguna, o acusado tem passagens por furto e receptação, entre outros crimes. A investigação trabalha com a tese de que o homem tenha agido sozinho, mas não descarta outras hipóteses. Segundo a Polícia Militar de Tubarão, esse tipo de operação é bastante rara na região. Ninguém ficou ferido.

“Foi um anjo da guarda que nos protegeu”, diz a vítima

Proprietária há 36 anos de uma loja do ramo de confecção na região central de Capivari de Baixo, a vítima tem 67 anos. Ela mora em um local movimentado e investiu em um portão eletrônico e muros altos. Nunca imaginou passar por uma situação assim. “Levanto todos os dias cedo para trabalhar. Tenho um neto de 10 anos que, às vezes, fica aqui em casa. Foi um anjo da guarda que nos protegeu porque meu netinho foi na garagem e o carro já não estava mais. Foi ele quem me avisou. Tenho que agradecer muito à polícia, que fez um trabalho excelente, recuperando o carro muito rápido. Foi um grande susto”, contou.

Com informações do Jornal Notisul