Geral

Fumaça Branca em Dobro: O Turbulento Ano de 1978 no Vaticano

Após apenas 33 dias de papado, o então Papa João Paulo I faleceu, possivelmente em decorrência de um infarto do miocárdio

 

Foto: Divulgação

O ano de 1978 talvez tenha sido um dos mais marcantes para a Igreja Católica Apostólica Romana. O motivo? Nesse ano ocorreram dois conclaves, com poucos dias de intervalo entre eles. Após apenas 33 dias de papado, o então Papa João Paulo I faleceu, possivelmente em decorrência de um infarto do miocárdio. Por isso, um novo conclave foi convocado para escolher seu sucessor.

Dez dias após o funeral de João Paulo I, teve início o novo conclave. A disputa concentrou-se entre dois candidatos: o cardeal Giuseppe Siri e o cardeal Giovanni Benelli, este último muito próximo ao papa falecido. Embora Benelli estivesse à frente, com nove votos, a oposição a ambos indicava que nenhum dos dois seria eleito. Diante desse impasse, o cardeal Franz König sugeriu aos colegas o nome do cardeal polonês Karol Józef Wojtyła, inicialmente considerado jovem demais para os padrões papais.

No entanto, sua idade não o impediu de concorrer. Ele acabou sendo eleito no segundo dia de votação, na oitava rodada, com 99 votos dos 111 participantes, segundo a imprensa italiana. Após a eleição, escolheu o nome João Paulo II, em homenagem ao seu antecessor. Logo em seguida, a tradicional fumaça branca foi lançada, anunciando aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, e ao mundo inteiro, que um novo pontífice havia sido escolhido.

Fonte consultada: 

WIKIPÉDIA. Conclave de outubro de 1978. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Conclave_de_outubro_de_1978  Acesso em 17 out. 2025

Notícias Relacionadas

Cidade Mineira celebra Nossa Senhora de Fátima

Programação da festividade terá duração de uma semana.

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso

Milhares de devotos acompanham procissão de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Após a missa de elevação a santuário, o ponto alto foi a grandiosa procissão em Araranguá.

Vídeo: Corpus Christi é celebrado com missa e procissão em Orleans

Fieis estiveram mobilizados na preparação dos tapetes e na participação das celebrações religiosas, nesta quinta-feira (31).