Geral

Funat adota sistema eletrônico que agiliza o processo de licenciamento ambiental

Também será solicitado o envio de documentos condizentes com o processo em questão.

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) iniciou nesta semana o uso do Sistema Sinfat Municípios, um portal que agiliza todo o processo eletrônico de licenciamentos ambientais.

Com a utilização do Sinfat Municípios, não há mais necessidade de deslocamento daqueles que precisam dos serviços de licenciamento ambiental e com a digitalização total dos processos evita-se quaisquer possibilidades de extravio dos documentos.

A ampliação do sistema para os municípios surgiu a partir de uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina à Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Desta maneira, todo o licenciamento ambiental feito em Santa Catarina, seja pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) do estado ou pelo município, terá os mesmos procedimentos.

Como funciona:

Inicialmente, o empreendedor deve fazer o cadastro no sistema no site https://sinfatmunicipal.ciga.sc.gov.br Após efetuado o cadastro, deve iniciar o registro no sistema do empreendimento. Na sequência, o empreendedor irá realizar o protocolo conforme resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema/SC) vigente. Também será solicitado o envio de documentos condizentes com o processo em questão.

O protocolo será encaminhado para a equipe de formalização que irá analisar os documentos e posteriormente encaminhará o boleto para o pagamento.

Após o comprovante de pagamento ser anexado no sistema, os técnicos responsáveis irão receber o requerimento e formalizar o processo.

Com o parecer técnico finalizado o processo é encaminhado para o presidente, onde o mesmo baseado nas informações anexadas irá deferir ou indeferir.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Tubarão

Notícias Relacionadas

Sistema online da Famcri agiliza licenciamentos e facilita acesso dos usuários

Relatório mostra que solicitações que duravam meses, agora podem ser retiradas em uma semana

TSE lacra sistema eletrônico que será usado nas eleições

Primeiro turno das eleições municipais será no dia 15 de novembro

Veículo colide com muro e cai no telhado de casa em Orleans

Ocorrência foi registrada na tarde deste sábado (28) no bairro São Gerônimo

AMREC: Registro de 641 novos casos de Covid-19

São 603 o número de recuperados.