Geral

Funcionários do Procon estadual recebem capacitação de instrutores do Ministério da Justiça

Evento de treinamento reúne 40 representantes de todo o Estado

A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, participou na sexta-feira (28) do encerramento do curso de capacitação do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) realizado em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC/MJ) e o Procon estadual.

“Quando assumi a secretaria da justiça, em maio de 2011, tínhamos apenas um Sindec no Procon de Florianópolis, desde então, já implantamos o programa em 51 Procons municipais”, contabiliza a secretária Ada De Luca.

O Sindec , cujo programa integra em rede as ações e informações da Defesa do Consumidor, institui uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações, cria novos mecanismos para inclusão dos órgãos municipais e ainda estabelece a base tecnológica necessária para o Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

De acordo com a diretora do Procon estadual, Elizabete Fernandes, é com base nesta fonte de dados que o Governo monitora e aplica sanções. “É importante destacar que, proporcionalmente ao número de municípios, Santa Catarina está em primeiro lugar na implantação de Sindecs”, enfatiza Elisabete Fernandes.

Mais de 50 representantes dos Procons municipais, de um total de 26 municípios do Estado, participaram do curso que foi realizado, de 26 à 28 de junho, nas instalações da Escola Nacional de Administração (ENA), no Corporate Park, em Florianópolis.

Denise Lacerda/Imprensa Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

[soliloquy id=”31546″]