Saúde

Funcionários entram em greve e pronto-socorro do Hospital São José está fechado

Funcionários deram início à paralisação no turno desta noite

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os trabalhadores do Hospital São José, de Criciúma, iniciaram na noite desta terça-feira a greve prevista apenas para a manhã de quarta-feira. Segundo anúncio oficial do hospital, o pronto-socorro da instituição está fechado.

Os pacientes internados continuam sendo atendidos normalmente pela equipe. A direção do hospital pede que até a regularização da situação, os pacientes procurem o posto de saúde mais próximo de sua casa ou as unidades 24 Horas dos bairros Próspera e Boa Vista e demais hospitais da região.

Na manhã desta terça-feira, os trabalhadores realizaram assembleias para definir a greve. Como o pagamento não foi realizado aos trabalhadores, a categoria decidiu dar início à paralisação ainda no turno desta noite. 

Segundo Raphael Elias Farias, diretor técnico do hospital, a paralisação pegou a direção da instituição de surpresa. "Pedimos um prazo de quatro dias para o sindicato, para tentar providenciar o pagamento dos funcionários e organizar o hospital da forma mais segura para os pacientes. Como não conseguimos honrar com a folha de pagamento, os trabalhadores deram início à greve às 19 horas", afirma.

Além do setor de emergência, o setor obstétrico também está fechado.  "A decisão de fechar o pronto-socorro aconteceu porque, com o baixo número de funcionários, precisamos garantir a saúde dos pacientes já internados. Estamos transferindo pacientes para outros hospitais da região. Hoje estávamos com a lotação acima da capacidade", alerta o diretor.

Segundo o site Engeplus, os serviços de emergência como Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foram alertados e estão levando pacientes para outros hospitais. Por enquanto, os hospitais de Morro da Fumaça e Içara já receberam pacientes transferidos do São José.