Cultura

Fundação Cultural de Lages desculpa-se oficialmente sobre caricatura de Anita em visita à Laguna

O prefeito Everaldo dos Santos, acompanhado do presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Norton de Araújo Mattos, recebeu em mãos, na tarde desta quinta-feira (09), um ofício contendo uma explicação e retratação oficial da Fundação Cultural de Lages sobre a charge divulgada em banner na Festa do Pinhão.

Representante do município vizinho e diretor da Fundação Cultural de Lages, Gilson Máximo veio pessoalmente entregar o documento e pedir desculpas pelo acontecido. “Foi uma falha da nossa parte por não ter revisado todo o material. Trago as nossas sinceras desculpas para a Prefeitura, a Fundação Lagunense de Cultura e para toda a população lagunense. Não estimulamos, concordamos e a opinião do autor não representa os nossos princípios”, explica Gilson.

Além de colocar-se à disposição da cidade Juliana, Gilson relatou as ações que já foram tomadas em relação ao autor. “Todo e qualquer apoio da publicação já foi suspenso. O apoio financeiro que o autor tinha foi cancelado também. Estamos tomando todas as medidas possíveis e necessárias para diminuir o dano causado”, pontua.

O prefeito Everaldo dos Santos, recebeu o documento oficial e destaca a gravidade do material do autor. “A situação causou sim, um desconforto muito grande na população. Foi um caso que ganhou destaque na mídia estadual. Nossa cidade e as pessoas que aqui vivem merecem respeito. Agradeço a visita do Gilson e o pedido de desculpas por parte da Fundação Cultural de Lages”, disse.

Norton Araújo Mattos também agradeceu a visita e pontuou a importância da figura de Anita no cenário cultural dos dois municípios. “Esse material não faz parte dos princípios e do trabalho que é feito nas duas fundações. Possuímos os mesmos princípios e objetivos e a figura de Anita é importante para o cenário cultural do estado como um todo. Agradeço o pedido de desculpas e a visita do Gilson”, aprecia.

Entenda o caso

Um autor, na tradicional Festa Nacional do Pinhão, em Lages, expôs um banner com uma caricatura sobre Anita Garibaldi, acompanhada por um texto que ofendeu a moral lagunense.

Com o conhecimento do assunto, a Fundação Lagunense de Cultura solicitou uma explicação e uma retratação ao município vizinho e a Fundação Cultural de Lages.

No decorrer da semana as entidades mantiveram contato e o fato ganhou divulgação à nível estadual. 

Colaboração: Decom Prefeitura de Laguna

[soliloquy id=”182112″]