Geral

Fundação Unisul empossa o Conselho de Administração

Fundação Unisul empossa o Conselho de Administração

Foto: Divulgação / Comunicação Unisul

Os membros do Conselho de Administração da Fundação Unisul – Consad tomaram posse nessa quarta-feira (31), em reunião realizada na Fundação. O Conselho de Administração é o órgão de gestão e de deliberação em assuntos de política administrativa e financeira da Fundação, e é constituído pelo presidente, vice-presidente e secretário-executivo da Fundação Unisul e por oito conselheiros escolhidos – a partir de uma lista tríplice – pelo Conselho Curador, todos com mandato de quatro anos.

Além dos professores Sebastião Salésio Herdt, presidente do Consad, e Valter Alves Schmitz Neto, vice-presidente, foram empossados os professores Fábio Zabot Holthausen, João Ghizzo Filho, José Antônio Matiolla, Luciano Rodrigues Marcelino, Mauro Faccioni Filho, Walmor Carlos Coutinho, além do reitor e vice-reitor da Unisul, professores Mauri Luiz Heerdt e Lester Marcantonio Camargo, respectivamente. Farão parte ainda do Consad, na suplência, os professores Gean Carlos Firmino e Nadia Maria Soares Sandrini.

A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Curador da Fundação Unisul e prefeito do município de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, que felicitou os conselheiros empossados: “os conselheiros empossados foram convocados para um compromisso um pouco além das habituais obrigações, para tal, foi pensado na contribuição adicional que cada um poderia dar para a instituição”, enfatizou Joares.

Na análise dos perfis, e das áreas que os conselheiros representam, foi considerada a globalidade da atuação da Fundação e da Universidade. De modo que, com a posse dos conselheiros, o Conselho de Administração coloca no mesmo ambiente, pela primeira vez, o reitor e vice-reitor da Unisul, e o diretor da educação básica e do ensino médio do Colégio Dehon. “Olhando a Fundação, a universidade e demais setores com uma visão holística, espera-se dos conselheiros o comprometimento institucional, tendo em vista que se desenvolve no Consad um papel não setorial, mas institucional”, destaca o presidente da Fundação Unisul e presidente do Consad, professor Salésio Salésio Herdt.

Para contribuir com a visão e na superação dos desafios, o professor Mauro Faccioni Filho, que atua no Campus Universitário UnisulVirtual, traz ao Conselho de Administração o expertise da inovação, matriz que originou a própria Unisul Virtual. “Essa experiência de inovação, de criação, de visão de novos negócios voltados para um ambiente que não é local, mas é regional, nacional e até internacional, traz uma série de desafios que podem contribuir para dentro do ambiente de visões estratégicas do Consad”, disse.

Dentro desta mesma perspectiva, o professor Fábio Zabot Holthausen, do Campus Universitário de Tubarão, gerente do Escritório de Projetos de P&D e Serviços Tecnológicos – EPD e gerente do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – EPITT, leva os conhecimentos e experiências da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul – Agetec. “Juntamente com os outros conselheiros poderei auxiliar a equipe de gestão da Universidade nessa visão de futuro, nesse planejamento pelo desenvolvimento da universidade para o estado e país”, frisou o professor.

Além disso, para o professor Gean Carlos Firmino, que atua no Campus Universitário da Grande Florianópoplis na área de projetos e negócios, sua contribuição se dará mais no aspecto administrativo que impacta na parte educacional. “Juntar vários representantes, de vários setores, departamentos áreas, e das várias unidades da universidade, demonstra essa importância na tomada de decisões do Conselho, e depois a junção dos demais membros denota a forma igualitária de todos níveis e de todas as formas para ter os melhores encaminhamentos possíveis em relação a Unisul”, completou.

Logo após a posse, a título de informação, o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, e o secretario executivo da Fundação Unisul, professor Valter Schmitz, ambos empossados conselheiros do Consad, apresentaram dados da instituição relativos à performance econômica e financeira em relação à execução orçamentaria de 2017, bem como as estratégias de captação de novas matrículas e geração de renda a partir de novos ativos, para conhecimento dos demais conselheiros.

“Desde a candidatura assumida para a Fundação e Unisul, se estabeleceu um comprometimento para a mútua cooperação e uma das formas de refletir esta colaboração se materializa na composição do Conselho de Administração, quando o reitor e vice-reitor tornam se membros de um órgão da Fundação”, sublinhou o reitor da Unisul.

Dentro da organização institucional da Fundação Unisul, conforme aponta o Estatuto da entidade, além do Consad, há outros dois órgãos de administração, a Presidência e o Conselho Curador. A Presidência é constituída pelo presidente da Fundação Unisul, Sebastião Salésio Herdt, e seu vice-presidente (também secretário-executivo), Valter Alves Schmitz Neto. Já o Conselho Curador é constituído pelo chefe do poder executivo do município de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, pelo chefe do poder legislativo, Felippe Luiz Collaço, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão – ACIT, Murilo Ghisoni Bortoluzzi, pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão – CDL, Luciano Menezes, pelo presidente do Conselho Deliberativo da PrevUnisul, Alex Sandro Sotero Isidoro, além do presidente da Fundação Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt.

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra