Geral

Fundave distribui 375 mudas de árvores nativas

Mais de 100 pessoas participaram da ação nesta sexta-feira

Divulgação

A equipe da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) realizou a doação de mudas de árvores nativas nesta sexta-feira (5), na sede da entidade. Foram 375 mudas distribuídas durante todo o dia. Mais de 100 pessoas passaram pelo local e puderam levar para casa até três mudas cada uma.

O projeto teve início em setembro de 2019, e já foram doadas 2.500 mudas para mais de 600 pessoas de todas as comunidades de Nova Veneza e de alguns municípios vizinhos. “É uma procura cada vez maior, a população de Nova Veneza vem aderindo cada vez mais o projeto com o plantio de árvores nativas em suas propriedades e recuperando áreas degradadas”, comenta o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.

O Clairton Zanelatto participa do projeto desde 2019, quando foi criado, e diz que as três mudas por ano são garantidas. “Participo desde que começaram as doações e quero sempre participar, é uma iniciativa muito importante que a Fundave faz. Preservar a natureza e a cidade, e ainda podendo embelezar, é fundamental esse projeto”, destaca.

O biólogo da Fundave, João Gava Just, explica a importância e os benefícios que trazem a plantação de árvores nativas. “O plantio de árvores de espécies nativas contribui significativamente para fornecer locais de alimentação, abrigo e deslocamento para animais silvestres, como pássaros e insetos polinizadores”, salienta.

A Fundação ainda destaca que diversas espécies doadas possuem potencial ornamental para embelezar o município, como os ipês, e outras, que produzem frutos que podem ser incrementados na culinária local em receitas como sorvetes, bolos, geleias, caldas, pudins e bebidas.

Durante o dia foram distribuídas mudas de araçá, aroeira, carobinha, cedro-rosa, cereja-do-rio-grande, chal-chal, dedaleiro, gabiroba, grumixama, ingá-banana, ipê, pitanga e uvaia. Ainda, para finalizar, 30 mudas de espécies nativas foram doadas para a Spilrod Fundição, no distrito de Caravaggio, para arborizar o estacionamento e fazer sombra para os carros.

A Fundave irá promover mais três eventos de doações de mudas de árvores nativas durante o ano de 2021. Em junho, na semana do Meio Ambiente, em setembro, no dia da Árvore e em dezembro.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado