Segurança

Furtos de veículos aumentam 47% em Tubarão

Foto: PM de Tubarão/Divulgação/Notisul

Foto: PM de Tubarão/Divulgação/Notisul

O aumento de furto de veículos, entre carros e motocicletas tem chamado a atenção de proprietários e das autoridades policiais em diversos pontos do Brasil. Neste ano, em Tubarão, os números estão mais expressivos do que o ano passado, conforme relatório divulgado pela Polícia Militar (PM).

“De janeiro a novembro deste ano registramos um aumento de 47% nos furtos de veículos no município. Foram contabilizados até agora, 186 carros levados em 2015, no ano passado foram 127”, informa o comandante do 5º Batalhão de PM de Tubarão, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento.

O oficial destaca que dentro do contexto de furtos também são contados os veículos recuperados. Neste ano 125 foram reavidos, no ano passado 81 foram devolvidos aos proprietários.

“Conseguimos recuperar 54,32% dos veículos furtados em 2015. Este aumento acima da porcentagem de furtos é em função de muitos veículos roubados e furtados em outros municípios que são abandonados na Cidade Azul. É comum localizarmos motocicletas e carros abandonados em comunidades mais distantes ou mesmo moradores ligarem avisando que determinado automóvel está parado há horas no mesmo local”, explica Giovani.

Bairros com mais ocorrências

Outro ponto relevante do relatório são os bairros com maior índice de ocorrências de furtos. Destaque para o Centro, Oficinas e Humaitá de Cima, com as respectivas ruas de maior ocorrência. “No centro as avenidas Marcolino Martins Cabral, Marechal Deodoro e a Rodovalho. Em Oficinas, a Altamiro Guimarães, em seguida a Laguna e a avenida Pedro Zapelini e na comunidade de Humaitá de Cima, os números destacam, rua Padre Geraldo Spettmann, a avenida Patrício Lima e a rua Augusto Hülse. Locais em que os proprietários devem redobrar as atenções”, destaca o comandante.

Outros destaques

No levantamento além dos locais, os dias de maiores furtos também foram contabilizados. Liderando o sábado e em seguida a segunda-feira, entre as 18 e 23 horas. Durante o ano, janeiro ocorreu 29 furtos, em seguida julho com 24, outubro 21 e o mês passado foram 20 furtos. “Estas oscilações são sazonais, isto significa que não há um fator pontal. Às vezes quando se aperta o cerco ao tráfico de drogas, os criminosos migram para outros tipos de crime, como furtos e assaltos”, completa Giovani.

Ações da PM

O comandante Giovani destaca que neste relatório são incluídos somente os registros realizados pela PM. Números diferenciados dos registros da Polícia Civil, grupo que trabalha além das operações, também com investigações. “As ações para combater o furto de veículo devem iniciar com os próprios motoristas. A PM de Tubarão realiza patrulhamento diferenciado por regiões. Rondas em motocicletas são efetivadas em horários específicos e as guarnições trabalham com roteiros estabelecidos. Além de realizarmos diariamente blitz e abordagens a pessoas e motoristas suspeitos”, finaliza Giovani.

Com informações do Jornal Notisul