Geral

Futuro da bacia do Rio Urussanga será decidido em oficinas participativas

Os recursos hídricos da bacia do Rio Urussanga foram estudados minuciosamente por um grupo de profissionais de diversas áreas nos últimos seis meses. O empenho dos técnicos faz parte da elaboração do Plano de Recursos Hídricos. A execução é de responsabilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

A etapa C do projeto contou com a participação de doutores, mestres, engenheiros, entre outros profissionais, e foi finalizada recentemente após levantar, inventariar e estudar os recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, a fim de avaliar as partes quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica e apontar as demandas.

Nesta semana, o conteúdo desta etapa será apresentado ao Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP). Na próxima segunda-feira, dia 25, uma oficina participativa promoverá uma discussão com a sociedade a respeito dos resultados e do cenário futuro desejado pelos cidadãos. O encontro será no salão paroquial de Morro da Fumaça, ao lado da igreja matriz, a partir das 13h30min. A intenção também é formular o “Pacto das Águas” para aumento das disponibilidades, recuperação da qualidade das águas, gerenciamento das demandas e gestão da bacia hidrográfica.

“Nas próximas oficinas serão discutidas importantes questões relacionadas ao futuro dos recursos hídricos da bacia do rio Urussanga. Os participantes das oficinas irão auxiliar nas decisões e subsidiar as propostas para o desenvolvimento e a preservação da bacia, de forma participativa e com auxílio de dados produzidos pelo plano de recursos hídricos”, explica o coordenador técnico do Plano, Leonardo Porto Ferreira.

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão

Alunos do Meta debatem sobre coleta seletiva com o prefeito de Orleans