Feagro 2016

Gado Jersey, a ‘menina de ouro’ da Feagro, em foco no Brasil

A diretoria de Feagro se reuniu nessa segunda-feira (2) em um jantar com profissionais do meio agrícola para falar da importância da exposição do gado Jersey, por entrar no circuito nacional, mostrar a vitrine que é Santa Catarina e pela qualidade do gado. A Feagro alcança a 13ª edição este ano e chega na 25° exposição de gado Jersey de Braço do Norte e região.

Já começou a contagem regressiva para a Feagro, mas para os expositores de Jersey, a feira já começou há tempos. Eles preparam o rebanho com muitos dias de antecedência. Segundo o empresário rural, Edésio Oenning, é preciso em média 60 dias para preparar o animal, com alimentação, medicamentos, pelagem e entre outros.

A presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos – ACCB/Regional Sul, Maria Rosinete Souza Effting, agradeceu a presença de todos, em especial do superintendente da ACCB, Vamiré Luiz Sens, e agradeceu a dedicação, empenho e a conclusão da conquista do circuito nacional em Santa Catarina, que será realizado na Feagro 2016, com a luta dos diretores da ACCB, incluindo o superintendente.

Rosinete ainda elogiou todos representantes presentes no encontro, que tem como objetivo conversar com agricultores e informar que ainda há tempo para se preparar para a Feagro 2016. A presidente deixou toda equipe Regional Sul da ACCB à disposição para quaisquer esclarecimentos e solicitou a ajuda de todos para fazer a melhor feira da região.

Na sequência, Vamiré falou que por onde passa frisa sempre a qualidade de Santa Catarina e que não há melhor qualidade brasileira que não esteja na Feagro. A região tem potência e pode se orgulhar disso, porém, é preciso colaborar cada vez mais para que se evolua sempre esse conceito em todo o Brasil. Hoje, Santa Catarina é palco de um dos melhores rebanhos de Jersey do mundo.

O circuito nacional acontece em quatro etapas pelo Brasil. É realizado pela Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil e teve sua primeira etapa realizada em Itajubá, Minas Gerais. O produtor rural Edésio Oenning, que faz parte da CCO da Feagro, visitou Itajubá, representando tanto a feira braçonortense quanto a região do Vale. Em seu discurso, Edésio salientou a Feagro e ainda falou do valor dos representantes agrícolas presentes, pois, levam todas novidades e qualidade para o meio rural, e da importância do rebanho Puro de Origem (P.O.) em qualidade e produção. Ele comparou o Brasil com outros países, como os Estados Unidos e Canadá, e afirmou que o país está no caminho certo. Mas precisa do empenho de todos para cada dia melhorar as propriedades.

Edésio ainda falou da grande vitrine, que será de o leilão da Feagro deste ano, com uma das melhores genéticas do Brasil em destaque.

Finalizando, o presidente da feira, Adir Engel, anunciou que são realizadas melhorias no parque de exposições há alguns dias, como a lavagem, pintura e novas portas de entrada do pavilhão do gado Jersey, todas as licenças estão em processo de regularização, implantação de câmeras de segurança e já ocorre o patrolamento de toda a área para se iniciar a montagem dos estandes.

Adir lembrou que as inscrições do gado Jersey para a exposição iniciam dia 8 de maio e se encerram no dia 25 de maio. O trâmite é necessário para se ter uma base da quantidade de animais que serão expostos na feira. Em 2014, por exemplo, foram expostos 330 animais, já a meta de 2016 é ter mais de 350 animais em exposição.

Com informações de Thiago Della Giustina Matos

  • e49876007ad6d9a9c9e0786cba5b2494
  • 788ed408d9da1e31637c930281d84113
  • 74efff8e968ba2c2f3f8af00166776c6