Geral

Garopaba e Capivari de Baixo recebem primeiros pontos de inclusão digital no sul do Estado

Em cada sala será propiciado equipamento necessário e acesso à internet, e um servidor do Judiciário será disponibilizado para auxiliar os cidadãos

Foto: Divulgação

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), por meio do programa Justiça Mais Perto, instalou os dois primeiros Pontos de Inclusão Digital (PID) no sul do Estado nesta quinta-feira (16/5). Receberam PIDs as comarcas de Capivari de Baixo e Garopaba em salas nos respectivos fóruns. Em cada sala será propiciado equipamento necessário e acesso à internet, e um servidor do Judiciário será disponibilizado para auxiliar os cidadãos. Dentre os atendimentos realizados destacam-se audiências, Balcão Virtual, consultas processuais, triagem em demandas pré-processuais, nomeação de advogados dativos, atermações, informações e orientações em geral.

Na primeira instalação, em Capivari de Baixo, a juíza titular da Vara Única da comarca, Keila Lacerda de Oliveira Magalhães Garcia, ressaltou que hoje se vive na era digital e, “de modo a atender as expectativas e necessidades sociais, o Poder Judiciário catarinense, mais uma vez, destaca-se em posição de vanguarda na busca de adaptação à evolução da sociedade”. Afirmou também ser notório que ainda existem muitas pessoas excluídas digitalmente, que não dispõem de recursos financeiros e tecnológicos para acessar os referidos instrumentos da Justiça. “O dia de hoje é extremamente significativo e memorável, pois representa um grande avanço para o Poder Judiciário catarinense, especialmente por dar início à ampliação e democratização do acesso à Justiça em nosso município”.

O evento em Capivari de Baixo também teve a participação da prefeita da cidade, Márcia Roberg Cargnin; do presidente licenciado da OAB – Subseção de Tubarão, João Batista Blásius; e da procuradora-geral do município de Capivari de Baixo, Marta Carolina Wendhausen, além de servidores da comarca.

Já em Garopaba, a magistrada titular da Vara Única da comarca, Bianca Fernandes Figueiredo, afirmou ser com imensa alegria que recebia a comitiva do Tribunal de Justiça para a instalação do PID. “A medida representa mais do que uma simples infraestrutura tecnológica. O PID simboliza o compromisso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina com a promoção do acesso à Justiça e a inclusão digital de nossa comunidade, garantindo que todos os cidadãos de Garopaba e Paulo Lopes, independentemente de suas condições socioeconômicas, possam exercer plenamente os seus direitos”.

A juíza destacou ainda que na comarca não há Justiça Eleitoral, Trabalhista ou Federal e que o cidadão precisava se deslocar aos municípios vizinhos para obter atendimento e participar de atos processuais. “Agora, será possível o acesso ao balcão virtual daqueles órgãos e a participação em audiências, inclusive para aqueles que não dispõem da tecnologia necessária para tanto, aqui mesmo do interior do nosso Fórum“. Enfatizou também que o PID aproximará ainda mais o cidadão da Justiça, trazendo-o para dentro do Fórum com vistas em promover sua cidadania e a defesa de seus direitos, implementando assim uma Justiça mais humana e eficiente.

Participaram da instalação em Garopaba o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho; o juiz-corregedor do Núcleo IV – Extrajudicial, Maximiliano Losso Bunn; o promotor de justiça Guilherme Brito Laus Simas; o presidente da Câmara de Vereadores de Garopaba, Jairo Pereira dos Santos; e a presidente da OAB – Subseção Garopaba, Natacha Caroline Figueiredo Pause, além de advogados e servidores.

Ainda em maio, serão instalados PIDs em Correia Pinto (20/5); Campo Belo do Sul, Rio do Campo e Rio do Oeste (21/5); Presidente Getúlio, Ascurra e Camboriú (22/5). O programa Justiça Mais Perto segue as recomendações do Conselho Nacional de Justiça para promover o princípio constitucional da cidadania, disseminar práticas voltadas à proteção de direitos fundamentais e garantir que todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no país possam reivindicar seus direitos.

Notícias Relacionadas

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Colégio Satc promove espaço de orientação com projeto ‘Conexão Família’

Proposta envolve encontros com temáticas que impactam no desenvolvimento educacional dos alunos

ACIO promoverá capacitação sobre como solucionar conflitos, em Orleans

O treinamento será ministrado pela especialista Paola Oliveira, nos dias 24 e 25 de junho.

Homem é preso com drogas dentro de casa em Orleans

Ele foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta