Geral

Gás natural terá redução média de 7,2% em Santa Catarina a partir de terça-feira

Queda nos preços beneficia consumidores residenciais, comerciais, industriais e de GNV em todo o estado

Foto: SCGÁS, Divulgação

A partir desta terça-feira, 1º de julho, os catarinenses pagarão menos pelo gás natural. A SCGÁS anunciou uma redução média de 7,2% nas tarifas, beneficiando diferentes categorias de consumo em Santa Catarina. O anúncio foi feito neste sábado (29) pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da concessionária, Otmar Müller, durante o evento de lançamento da Estação Inverno 2025, em Lages.

A maior queda será percebida pelos motoristas que utilizam gás natural veicular (GNV), com redução de 8%. Em seguida, a indústria terá diminuição de 7,5% nas tarifas, enquanto os segmentos comercial e residencial terão queda de 6,6%.

Segundo Otmar Müller, esse novo cenário torna a tarifa industrial de Santa Catarina mais competitiva do que a de São Paulo. “Na faixa de consumo de 10 mil metros cúbicos por dia, a tarifa catarinense será 5,4% menor que a paulista”, destacou.

O presidente da SCGÁS também lembrou que, nos últimos dois anos, as tarifas industriais já acumulam uma redução de 19%. A expectativa é de que o custo mais atrativo incentive a adesão de novas empresas ao gás natural, considerado uma alternativa energética mais limpa e eficiente.

A metodologia de cálculo do preço segue o modelo de conta gráfica, com base na média das variações do mercado nos últimos seis meses. Cada nova tarifa permanece válida por um semestre.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam cinco Projetos de Lei e uma Moção de Pesar

Na ocasião, foi aprovada a Moção de Pesar pelo falecimento do servidor público Júlio César Cardoso, ocorrido no dia 3 de julho.

Estudando Plutão: a sonda New Horizons

Conheça abaixo a New Horizons, pioneira na exploração de Plutão.

Atentado no 14 de julho: O atropelamento no Dia da Bastilha

Um caminhão foi lançado contra um grupo de pessoas, atropelando uma multidão que acompanhava o evento, tirando a vida de 86 pessoas e ferindo outras 458.

Ulisses contesta, mas TCE sustenta irregularidades no Universidade Gratuita

TCE reafirma suspeitas sobre 18 mil bolsas; Polícia Civil do Estado contesta números e vê apenas 300 fraudes