Queda nos preços beneficia consumidores residenciais, comerciais, industriais e de GNV em todo o estado

Foto: SCGÁS, Divulgação
A partir desta terça-feira, 1º de julho, os catarinenses pagarão menos pelo gás natural. A SCGÁS anunciou uma redução média de 7,2% nas tarifas, beneficiando diferentes categorias de consumo em Santa Catarina. O anúncio foi feito neste sábado (29) pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da concessionária, Otmar Müller, durante o evento de lançamento da Estação Inverno 2025, em Lages.
A maior queda será percebida pelos motoristas que utilizam gás natural veicular (GNV), com redução de 8%. Em seguida, a indústria terá diminuição de 7,5% nas tarifas, enquanto os segmentos comercial e residencial terão queda de 6,6%.
Segundo Otmar Müller, esse novo cenário torna a tarifa industrial de Santa Catarina mais competitiva do que a de São Paulo. “Na faixa de consumo de 10 mil metros cúbicos por dia, a tarifa catarinense será 5,4% menor que a paulista”, destacou.
O presidente da SCGÁS também lembrou que, nos últimos dois anos, as tarifas industriais já acumulam uma redução de 19%. A expectativa é de que o custo mais atrativo incentive a adesão de novas empresas ao gás natural, considerado uma alternativa energética mais limpa e eficiente.
A metodologia de cálculo do preço segue o modelo de conta gráfica, com base na média das variações do mercado nos últimos seis meses. Cada nova tarifa permanece válida por um semestre.