A busca pelo Conhecimento

Gazeta do Rio de Janeiro: uma inovação no país

Foto: Divulgação

No dia 10 de setembro de 1808, foi lançado na cidade do Rio de Janeiro um jornal que levaria o nome de “Gazeta do Rio de Janeiro” e que entraria para a história por ser o primeiro jornal impresso no Brasil. Nessa época, o país vivia sob o domínio de Portugal, por isso, suas notícias eram todas voltadas a comunicados da corte e demais interesses da mesma.

Durante a semana, eram publicadas somente duas edições, inicialmente editadas pelo Frei Tibúrcio José da Rocha e, posteriormente, pelo renomado jornalista Manuel Ferreira de Araújo Guimarães. Vale ressaltar que o jornal não era acessível a toda a população; ele geralmente circulava entre as classes mais altas da sociedade, como funcionários do governo, membros da corte portuguesa, professores, empresários e comerciantes que sabiam ler.

O jornal era composto geralmente por notícias do cenário nacional e internacional, decretos de leis recém-criadas pela monarquia, anúncios de leilões e vendas de propriedades, e artigos de opinião relacionados a diversos temas, escritos a partir da visão daqueles que participavam ou tinham ligação com o governo.

Por fim, a gazeta deixou de circular no país em 1822, ano em que o Brasil conquistou sua independência de Portugal. No entanto, 210 anos após sua inauguração, em 2018, foi criada uma nova versão do jornal, dessa vez em formato online.

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Tencati faz mistério na preparação do Tigre diante do líder Botafogo

Professor: a profissão que forma todas as profissões

Para homenagear essas pessoas brilhantes, foi criada no ano de 1827, por Dom Pedro I

A tentativa de captura da capital do Sacro Império Romano-Germânico

Prefeito reeleito em Forquilhinha é afastado por suspeita de fraudes em contratos públicos

Além do prefeito, outras três pessoas que ocupavam cargos na administração municipal também foram afastadas