Geral

Geada, chuva e calor: semana será de temperaturas entre 3°C e 28°C em SC

O mês de agosto deve ter dias chuvosos, de acordo com previsão da Defesa Civil do Estado

Foto: Lucas Sampaio

Será que o clima de “inverno raiz” está dando as caras em Santa Catarina, após dias de um inverno atípico com calor que chegou próximo dos 30°C em algumas regiões? O mês de agosto inicia com chance de geada na Serra Catarinense, mas os termômetros tendem a continuar elevados em algumas regiões, conforme previsão da Defesa Civil de Santa Catarina.

Nesta segunda-feira (1º) o amanhecer será de nevoeiros isolados pelo Estado. Ao longo do dia o tempo ficará estável com sol e poucas nuvens. Haverá sensação de frio no amanhecer e à noite em decorrência de uma atuação de alta pressão entre o Sul do Brasil e o oceano.

As temperaturas mínimas, no amanhecer, ficam perto dos 3°C na Serra, de 9°C a 13°C no litoral e áreas próximas, de 5°C a 9°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Planalto Sul, 25°C no Extremo-Oeste e variam de 20°C a 24°C nas demais áreas.

A umidade fica abaixo dos 35% no período da tarde em cidades do Grande Oeste e Planaltos, o que pode ocasionar riscos à saúde como dor de cabeça, e desidratação, por exemplo.

Os amantes do frio e da neve ainda não serão presenteados com os tapetes branquinhos que costumam aparecer por Santa Catarina no inverno. Segundo a meteorologista da Defesa Civil, Elen Pelissaro, por enquanto não há indicativos de registros de neve no Estado. “A primeira quinzena de agosto será marcada por chuva frequente, especialmente a segunda semana a partir do dia 7”, pontua.

Terça-feira

Na terça-feira (2) o tempo segue estável, com sol e poucas nuvens. O dia amanhecerá com temperaturas mínimas perto dos 5°C na Serra, 8°C a 12°C na região central do Estado e de 12°C a 16°C nas demais áreas.

À tarde as máximas chegam aos 23°C no Planalto Sul, 26°C no Litoral Sul, oscilam de 24°C a 28°C no Grande Oeste e de 20°C a 25°C nas demais áreas.

A quarta-feira (3) e boa parte da quinta-feira (4) será marcada pela presença do sol a poucas nuvens, mas a partir da tarde de quinta a nebulosidade aumenta com chance de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados do Extremo-Oeste ao Litoral Sul por conta da aproximação e passagem de uma frente fria.

“Temos previsão de chuva entre quinta e sexta-feira. Por enquanto não temos indícios de que será necessário emitirmos avisos relacionados a esta condição, mas isto pode mudar no decorrer da semana. Porém, pelo que a previsão está indicando hoje não teremos condição de risco associado a chuva na quinta e sexta-feira”, explica.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.