Clima

Geada na serra marca início da quarta-feira em SC; máximas previstas para a tarde podem chegar a 38ºC

A temperatura mais baixa foi registrada em Bom Jardim da Serra: 5,11ºC, às 6h.

Divulgação

Pelo segundo dia consecutivo nesta semana, a Serra catarinense amanheceu com temperaturas baixas e campos cobertos com geada nesta quarta-feira (15).

Contudo, segundo a Central de Meteorologia da NSC, a previsão das temperaturas máximas para o período da tarde vão ultrapassar os 30°C em grande parte do estado, incluindo a serrana (veja previsão completa abaixo).

De acordo com dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que monitora o tempo no estado, a temperatura mínima foi registrada em Bom Jardim da Serra: 5,11ºC, às 6h.

Na localidade de Rio Capivaras, a aproximadamente 18 km do Centro de Bom Jardim da Serra, na mesma região, houve registro de geada (confira vídeo abaixo).

A paisagem no Vale dos Caminhos da Neve, localizado aproximadamente a 3 km do Centro de São Joaquim, ficou coberta por uma fina camada de gelo. Os termômetros chegaram a 9,26°C no município.

Na terça-feira (15), na mesma localidade, também houve registro do fenômeno. Apesar de parecer um fenômeno raro, geadas no verão são comuns na Serra catarinense e ocorrem quase todo ano até mesmo no verão.

Previsão do tempo

A quarta-feira (16) será marcada pelo predomínio do sol, poucas nuvens e calor em boa tarde do estado. As informações são da Defesa Civil.

Há chance de pancadas de chuva durante a tarde. Elas poderão ser isoladas e vir acompanhadas com raios e queda de granizo no Oeste catarinense, Vale do Itajaí e Norte do estado.

As temperaturas podem chegas a 38°C no Oeste, 32°C no Vale do Itajaí, 31°C no Norte e Sul catarinense e 30°C no Litoral.

A umidade pode ficar abaixo de 30% em toda da região Oeste, o que indica atenção para problemas relacionados à saúde.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Cidade de SC lança cartilha de saúde em idioma do Haiti para atender os mais de 300 imigrantes

Objetivo do material é facilitar a comunicação entre esse grupo e os profissionais da áre da saúde

SC tem menor taxa de desemprego do país no 1º trimestre de 2022, segundo IBGE

Taxa de desemprego no Estado foi de 4,5%, menos da metade do dado médio nacional que foi de 11,1%

Trio é suspeito de matar homem a tiros e facadas em SC

Crime ocorreu no interior de Itaiópolis, na noite de domingo (15)

Turismo nacional avança mais de 75% em março na comparação com 2021

Dados do Índice de Atividades Turísticas do Brasil reforçam as perspectivas de recuperação do setor