Geral

Gêmeas são lembradas no Legislativo de Criciúma por seus 100 anos

Foto: Divulgação

Partindo da iniciativa do vereador Miri Dagostim (PP), a Casa Legislativa aprovou por unanimidade, a moção de aplausos em homenagem as irmãs gêmeas Avelina Zanivan e Ermelina Raquel Dagostim Darós por seus 100 anos de vida, que serão completados no dia 25 de julho de 2018.

O vereador salientou a satisfação em fazer a homenagem. “É uma grande satisfação homenagear aquelas que nasceram no Morro Estevão, local a qual estará em festa para relembrar essas duas tias gêmeas. É um caso muito raro ocorrer isso e para mim é uma grande honra fazer essa homenagem as minhas tias”. A moção será entregue durante evento de aniversário, no bairro Quarta Linha, em Criciúma, no sábado (28).

As gêmeas nasceram no dia 25 de julho de 1918, em Criciúma. Filhas de Afonso Dagostim e Olandina Zanette Dagostim. Tiveram quatro irmãos: Libero Zeferino, Afonso e Fioravante e seis irmãs Júlia, Carmela, Carolina, Libera, Tereza e Augusta. Atualmente, apenas as gêmeas e um dos irmãos estão vivos, o Senhor Fioravante.

Quando crianças trabalhavam na lavoura, com engenho de açúcar. As atividades preferidas das gêmeas nessa época eram corrida no saco, pescar, deslizar nos morros em cascas de coqueiros e subir em árvores. Frequentaram pouco tempo o ensino escolar, pois Olandina Zanette Dagostim, mãe das gêmeas, era filha de João Zanette, professor no Município, e durante certo período, Conselheiro nesta cidade. Assim, a própria mãe ensinava seus filhos em casa a ler e escrever.

Ermelina casou-se aos 27 anos com o viúvo João Batista Darós, onde foram morar no Bairro São Luiz. O casal teve 10 filhos, todos os partos foram feitos pela parteira conhecida como Mimi. Eles têm 26 netos e 18 bisnetos. Avelina casou aos 33 anos com Pedro Zanivan, morador do Bairro Morro Estevão. Tiveram quatro filhos: Valdemar, Lindomar, Valdira e Jandira, 11 netos e dois bisnetos.

As gêmeas Avelina e Ermelina falam dois idiomas, português e italiano até hoje.

Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Criciúma

Foto: Divulgação / Comunicação Câmara de Vereadores de Criciúma

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Coopercocal comemora Dia Internacional da Mulher com Dia da Beleza

As associadas e consumidoras que passaram pela cooperativa também foram contempladas com os serviços de limpeza de pele e receberam flores.