Saúde

Gestantes confirmam mobilização contra fechamento da maternidade em Içara

Mamães e futuras mamães darão abraço simbólico na Unidade amanhã, às 10 horas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Unidas em um único objetivo, a luta contra o fechamento da maternidade do Hospital São Donato, as gestantes atendidas pelo Sistema único de Saúde (SUS) de Içara, darão um abraço simbólico na entidade, amanhã, quarta-feira, às 10h.

A decisão foi acertada em reunião extraordinária convocada pela Administração Municipal, na última semana, em virtude do atraso de pagamentos por parte do Governo do Estado, no valor de R$ 750 mil.  

De acordo com a agente comunitária de Saúde Rosanea Darolt, que atua no bairro Jardim Elizabete, todas as gestantes atendidas na área receberam convites para participar do ato.

“A causa é nobre e todas as mamães que estão fazendo pré-natal conosco se comprometeram a participar, pois sabem da importância da maternidade para nosso município”, colocou. As gestantes atendidas nas demais Unidades de Saúde também foram convidadas. 

“Depois de ter conseguido as certidões negativas, o Hospital tem condições de captar recursos extras, mas se os valores que são transferências obrigatórias não acontecem, que condição terá a entidade de buscar outros convênios? Se estes recursos não chegarem, o Hospital não pagará em dia suas obrigações trabalhistas e perderá as certidões conquistadas após 25 anos”, lamentou o prefeito.

Na sexta-feira, dia 3, o prefeito e o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin se reunirão em audiência com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, em Florianópolis, onde debaterão o assunto, junto de membros da direção do Hospital São Donato. 

Colaboração: Tânia Giusti – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Içara