Geral

Gestão de aeroportos da região Sul do Estado é discutida em Brasília

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

O secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, esteve em Brasília ontem, em reunião com a Infraero, para tratar sobre a administração dos aeroportos da região Sul do Estado – o Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, e o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

Participaram da reunião, além do secretário, o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre e a secretária em exercício de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini. O encontro teve como foco o contrato de administração do aeroporto de Forquilhinha, mas a proposta de que a Infraero fique com a administração dos dois aeroportos também foi abordada. 

Na reunião, o secretário fez uma contraproposta à ultima feita pela Infraero há algumas semanas. Ele acredita que deve se chegar a um consenso em breve, conforme informações da Secretaria de Infraestrutura do Estado. A Infraero não deu prazo para definir se aceita a contraproposta, mas garantiu não paralisar as atividades nesse meio-tempo, já que o contrato da Infraero para administrar o Diomício Freitas vence hoje. 

A intenção do Estado, conforme as informações da Secretaria de Infraestrutura, é reduzir o custo com a administração dos dois terminais aeroviários.

“Estamos otimistas e acreditamos que a Infraero continuará trabalhando no aeroporto (de Forquilhinha) por pelo menos mais um ano. Eles também demonstram interesse em assumir a administração do aeroporto de Jaguaruna, o que seria muito interessante para o governo do Estado. Primeiro vamos aguardar a resposta da nossa contraproposta. Enquanto isso a Infraero continua operando normalmente em Forquilhinha”, explicou Ecker.

O contrato do governo do Estado com a atual administração do aeroporto de Jaguaruna é de cinco anos, sendo, porém, renovado anualmente. Ele vence no mês que vem e seria renovado em julho. A RDL Aeroportos, que hoje faz a administração, não havia, na semana passada, recebido nenhuma informação sobre uma possível não renovação. 

Conforme a assessoria da Secretaria Estadual de Infraestrutura, existe na atual conjuntura econômica uma tendência de que apenas um dos dois aeroportos continue operando futuramente, embora isso dependa de diversos fatores que se relacionam com o cenário da economia brasileira e do Estado. 

O aeroporto de Jaguaruna possui voos nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras e aos domingos para São Paulo (Congonhas) pela empresa Latam (antes, TAM). Em Forquilhinha, as viagens são durante os dias de semana, até Campinas (Viracopos), pela Azul, e translado de ônibus até São Paulo.

Com informações do site Diário do Sul