Esporte

Ginastas de Criciúma brilham em encerramento anual da modalidade

Foto: Susane Meireles

Foto: Susane Meireles

Dança coreografada, séries de competição na trave e saltos no mini trampolim abrilhantaram os olhos de quem assistiu ao 18º Festival de Ginástica Rítmica e Artística de 2015 da Fundação Municipal de Esportes (FME) Criciúma, na noite dessa quarta-feira (9), no Ginásio Municipal Irmão Walmir Orsi. Vestindo roupas brilhantes e distribuindo sorrisos contagiantes, as atletas encantaram o público com sua força e precisão nos movimentos. O evento é uma espécie de confraternização de fim de ano da modalidade.

Os ginastas da FME apresentam todos os anos um show para mostrar aquilo que aprenderam nos treinamentos. “Essa é uma oportunidade dos atletas mostrarem para os pais e amigos o seu quadro evolutivo de rendimento dentro da modalidade. Também é uma forma de confraternizar as duas ginásticas que passam o ano todo focadas e agora podem se apresentar de uma forma mais descontraída sem a pressão das competições”, fala Cristiane Engelke, técnica da ginástica rítmica da FME.

A modalidade é graciosa, mas exige força e muito treino. “Costumo treinar de quatro a cinco dias por semana por pelo menos quatros horas. Acredito que a repetição do movimento, quando bem executada e acompanhada por um profissional, leva à perfeição do movimento. É preciso ser apaixonado pela ginástica, porque a dedicação intensa é o primeiro item necessário para evoluir nesse esporte”, comenta Sabrina Loureiro, atleta da FME e bi-campeã dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), destaque como a melhor ginasta da competição esse ano.

Ano de conquistas

A equipe de atletas de compõe as ginásticas artística e rítmica da FME de Criciúma vem se destacando nas competições estaduais. Os últimos títulos conquistados pelas duas modalidades foram de vice-campeãs da Olesc. A ginástica artística ainda participa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que ocorrem até 18 de dezembro.

Colaboração: Susane Meireles