Saúde

Governador de SC diz que não vai renovar decreto de calamidade pública pela Covid-19

Estado vai detalhar como será o enfrentamento à doença nos próximos meses

Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

O governador Carlos Moisés vai anunciar na manhã desta quinta-feira (31) que não vai prorrogar o estado de calamidade pública por conta da pandemia de Covid-19. O decreto tem validade até este dia 31 de março e não será renovado após dois anos. Uma entrevista coletiva está marcada para as 11h na sede estadual da Defesa Civil para explicar a não postergação.

Moisés também deve anunciar como será o enfrentamento da Covid-19 daqui para a frente e quais serão as mudanças com o fim do decreto de calamidade pública. O Estado também deve fazer um balanço das ações dos últimos dois anos.

O decreto de calamidade pública traz diretrizes sobre o mapa de risco sanitário do Estado. Também permite aos municípios criar regramentos mais rígidos no combate à Covid, além de outras determinações.

Estado tem queda de casos há quase dois meses

Santa Catarina apresenta queda de casos de Covid-19 nos últimos dois meses, após o pico causado pela variante Ômicron, ao longo do mês de janeiro. Nos últimos três dias, o estado teve de 3 a 5 mortes por Covid e menos de 2 mil novos casos registrados. A média de mortes em SC já é a menor desde dezembro de 2021.

Os dados de casos ativos da doença também estão em queda desde o dia 9 de fevereiro, segundo o Painel do Coronavírus do NSC Total. Nesta semana, os números têm se mantido no patamar de 4 mil casos ativos. No ápice pacientes em estágio de contaminação de toda a pandemia, em 29 de janeiro deste ano, SC chegou a ter 80 mil casos ativos da doença.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Pedras Grandes instala réplica do tamanho original do 14 Bis

Funcionários da Prefeitura de Pedras Grande foram responsáveis pela construção e desenvolvimento do projeto

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano