Projeto enviado à Alesc busca reconhecer marco histórico e cultural ligado à origem do nome do Estado.
Foto: Divulgação
O Governo de Santa Catarina encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que propõe instituir o dia 25 de novembro como feriado estadual, em homenagem a Santa Catarina de Alexandria e à denominação histórica do Estado. A proposta, de autoria do governador Jorginho Mello, tem como objetivo reconhecer oficialmente a relevância histórica, cultural e identitária da data para Santa Catarina.
De acordo com a exposição de motivos apresentada pela Secretaria de Estado da Casa Civil, o dia 25 de novembro é tradicionalmente dedicado a Santa Catarina de Alexandria, figura histórica reconhecida como símbolo de sabedoria, fé e coragem. A mesma data também marca o momento histórico em que o território catarinense passou a ser denominado Santa Catarina, nome que posteriormente deu origem ao atual Estado. O texto destaca que a criação do feriado possui caráter histórico, cultural e cívico, não se limitando ao aspecto religioso.
A proposta, segundo o governador, busca reforçar a memória coletiva, o sentimento de pertencimento e a valorização das raízes históricas que contribuíram para a formação da identidade catarinense. Caso aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, Santa Catarina passará a contar com quatro feriados no mês de novembro, sendo eles: Dia de Finados (2), Proclamação da República (15), Dia da Consciência Negra (20) e Dia de Santa Catarina (25).
Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui.