Geral

Governador exalta importância dos empreendedores rurais no estado

Raimundo Colombo palestrou em encontro de produtores rurais que aconteceu em Criciúma durante a AgroPonte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Centenas de produtores participaram do Encontro Catarinense de Empreendedores do Meio Rural nesta sexta-feira, dia 19. O encontro aconteceu em Criciúma durante a Feira AgroPonte e reuniu produtores rurais do Sul do estado que fazem parte do Programa SC Rural.

O programa destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante a contrapartida dos beneficiários. Ele é uma parceria do Governo de Santa Catarina com o Banco Mundial e tem apoiado não apenas atividades agrícolas, como também o turismo rural por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias, de sistemas produtivos ou planos de negócios. Além de ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

Santa Catarina é hoje a maior produtora de suínos do país. A segunda maior em aves e arroz; e a quarta maior na produção de leite. Números que mostram o avanço dos produtores do estado que tem sido referência em todo Brasil.

“Empreendedor é inquieto, sonha em construir, deseja ampliar, anseia por avançar. Empreendedor é líder. E esse é o grande diferencial do nosso estado. Nós temos muitos empreendedores que tem buscado vencer os desafios do nosso tempo”, disse o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que palestrou no encontro.

Paralelo a isso, Martin Raiser, diretor do Banco Mundial para o Brasil, ressaltou duas importantes bases para o crescimento econômico. A primeira é a produtividade, que é basicamente a medida da eficiência de transformar insumos em produtos e serviços. A segunda, a complexidade econômica. “Essa ainda não é muito comum de se ouvir falar, mas é uma grande forma de crescimento, pois tem a ver com a diversidade e raridade dos produtos ou serviços produzidos em uma região”, explicou Raiser.

Além do conhecimento teórico, o encontro apresentou cases sucesso de produtores da região Sul do estado. Loiva Perdoná Ceza, da cooperativa Nosso Fruto apresentou um deles. Atualmente 85 famílias fazem parte da cooperativa de Criciúma. “Sem o apoio do programa SC Rural demoraríamos muito mais tempo para alcançar o que temos hoje. Incentivos com este nos encorajam a investir naquilo que a gente mais ama, que é a nossa terra”, comentou a agricultora que em seu negócio familiar produz, em média, 8 mil quilos de banana por mês.

O Programa SC Rural iniciou em 2011 e já beneficiou 11 mil famílias no estado, destas mais de 3 mil na região Sul. “Vocês foram selecionados para esse projeto porque são talentosos. Vocês são empreendedores. Vocês são o diferencial do nosso estado”, afirmou o governador.

1º Leilão AgroPonte acontece neste sábado

A grande novidade da AgroPonte 2016 acontece neste sábado, dia 20, a partir das 15 horas. No 1º Leilão AgroPonte aproximadamente 300 bovinos estarão disponíveis para lances. “Nossa intenção é incrementar o negócio, a oportunidades de boas compras e vendas”, destaca o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos, Willi Backes. À frente do leilão estará a Camargo Agronegócios, empresa de Lages, que está há anos no mercado e é referência no assunto.

A expectativa para o 1º Leilão AgroPonte é a melhor possível. “Estamos muito animados com a participação dos criadores de gados de corte, serão mais de 300 animais e teremos uma genética muito boa para oferecer aos compradores”, acrescenta o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e organizador da AgroPonte, Willi Backes.

De acordo com a diretora da Camargo Agronegócios, Luiza Camargo, a região Sul tem grande potencial para crescer no agronegócio no setor de bovinos. “Dados da Cidasc já apontaram que existem aproximadamente 80 mil cabeças de gado só na região de Criciúma. É muita coisa e um grande mercado a ser explorado”, comenta.

A AgroPonte segue até domingo, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Colaboração: Stephanie Barbosa/Ápice Comunicação