Geral

Governador fará lançamento de Plano de Bacia em Urussanga

Foto: Divulgação

O Governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, estará em Urussanga, na tarde desta quinta-feira (14), para o lançamento do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. O ato ocorrerá na Sociedade Recreativa Urussanga, às 15h30min.

Também estarão presentes, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS, Adenilso Biasus, representantes de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e comunidade. Na oportunidade, representantes da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, entidade executora selecionada para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos, irão apresentar as etapas de execução do projeto.

“O lançamento do Plano é o momento para mostrar à comunidade da bacia do Rio Urussanga a importância deste instrumento de gerenciamento da água. Nesta ocasião serão apresentados detalhes como o que é o plano, o que ele representa para os gestores públicos, usuários de água e comunidade em geral, entre outros”, salienta o Diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Bruno Henrique Beilfuss.

Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e diretora do Samae de Cocal do Sul, Carla Possamai Della, o estudo é um dos instrumentos mais importantes para o planejamento de recursos hídricos.

“Nestes 11 anos de atuação do Comitê, este é um dos momentos mais aguardados. O Plano servirá de base para a realização de uma gestão estratégica da bacia, mostrando a realidade econômica e socioambiental, identificando os principais problemas e apontando caminhos para recuperar a região hidrográfica. Com a elaboração do diagnóstico apontando a real situação atual dos recursos hídricos, conseguiremos avaliar o crescimento demográfico e das atividades produtivas, bem como teremos informações como quantidade e qualidade com identificações de possíveis conflitos potenciais e enquadramento dos corpos de água em classes. Além de verificar quais medidas devem ser tomadas para atender as metas previstas no plano”, explica.

O Plano de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga definirá, junto com a sociedade, diretrizes ligadas ao uso racional das águas, sua utilização e conservação, aspectos de qualidade e quantidade, além de metas e ações estratégicas. A proposta visa garantir a disponibilidade e a qualidade da água para a atual e as futuras gerações.

“Com o plano de bacia teremos uma base de dados confiável para o diagnóstico da situação das águas na região, com informações sobre a quantidade e qualidade, contribuindo para a preservação dos recursos naturais da região. Não se pode mais imaginar, hoje, o desenvolvimento sem sustentabilidade, e nós gestores precisamos planejar o futuro dos nossos recursos naturais”, pontua.

Colaboração: Eliana Maccari / Comunicação Comitê da Bacia do Rio Urussanga

Notícias Relacionadas

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Projetos para o Mar Grosso e acesso Norte são aguardados

Cinema ao Vivo exibe em Araranguá o clássico O Circo, com trilha sonora da Banda da Lapa

O público irá presenciar um clássico do cinema mudo datado de 1928 sendo trilhado por uma banda criada ainda no século 19. A entrada é gratuita.