Geral

Governador Jorginho Mello solicita retomada das exportações de frango de Santa Catarina para a China

Santa Catarina é hoje o segundo maior exportador brasileiro de carne de frango para a China

Fotos: Divulgação/Secom GOVSC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, aproveitou a reunião com o vice-ministro da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), Zhao Zenglian, para reforçar o pedido de retomada das exportações de carne de frango do Estado ao mercado chinês. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 24.

Santa Catarina é hoje o segundo maior exportador brasileiro de carne de frango para a China. No entanto, após a confirmação de um foco isolado de gripe aviária no Rio Grande do Sul, o governo chinês suspendeu temporariamente todas as compras de frango provenientes do Brasil, como medida preventiva.

“Nós somos o estado que mais cuida da sanidade animal. Temos como exemplo o Japão, um dos compradores mais exigentes do mundo, que é o maior importador da carne de frango catarinense. Eu não tenho dúvida de que os chineses também entenderam o valor que damos ao sistema de defesa agropecuária de excelência que entregamos ao mundo com um trabalho sério de prevenção”, disse o governador.

Ao mencionar o exemplo do Japão, o governador destacou que o país, reconhecido por ter um dos sistemas sanitários mais rigorosos do mundo, analisou tecnicamente a situação e decidiu manter as importações de carne de frango de Santa Catarina, por entender que o foco da doença está restrito a uma única cidade do Rio Grande do Sul. Jorginho Mello destacou ainda que Santa Catarina nunca registrou, em toda a sua história, nenhum caso de gripe aviária em granjas comerciais, justamente graças ao rigoroso controle sanitário adotado pelo Estado.

“O sistema de defesa sanitária animal de Santa Catarina é referência, reconhecido internacionalmente. Nosso compromisso é reforçar, com base em evidências técnicas e diálogo institucional, que Santa Catarina oferece segurança para a retomada das exportações de carne de frango”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini.

Durante a reunião, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, apresentou detalhes técnicos sobre as medidas de biossegurança e o isolamento preventivo estabelecido entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul para garantir a proteção do rebanho catarinense. “A atividade da Cidasc é promover a saúde, por isso a defesa sanitária em todas as cadeias produtivas da nossa agropecuária é um trabalho constante”, reforça Celles Regina de Matos.

Por fim, o governador Jorginho Mello convidou as autoridades chinesas para uma visita oficial a Santa Catarina, com o objetivo de apresentar in loco o nível de controle sanitário do Estado. A comitiva chinesa sinalizou positivamente ao convite, abrindo caminho para o avanço das negociações.

Notícias Relacionadas

João Carlos sofre fratura no rosto e passará por cirurgia nesta segunda-feira

João deixou o campo ainda no segundo tempo após o impacto, que gerou grande preocupação em campo e na arquibancada.

Minuto de silêncio no Heriberto Hülse presta homenagem a torcedor orleanense

Sócio do Tigre desde a década de 1970, José Nicoladelli Brighente era presença constante no estádio Heriberto Hülse.

Carro colide em paredão de pedra após falha nos freios na Serra do Rio do Rastro

Acidente foi registrado na tarde deste domingo, dia 13, em Lauro Müller; ninguém ficou ferido.

Festa da Tainha bate recorde com mais de 100 mil pessoas e 14 toneladas de peixe vendidas no Balneário Rincão

Evento superou todas as edições anteriores e impulsionou gastronomia, comércio e turismo fora da temporada.