Geral

Governadora Daniela Reinehr divulga nota oficial com posição contrária ao nazismo

Ao tomar posse interinamente, Daniela Reinehr não quis responder se concorda com ideias nazistas e negacionistas do Holocausto defendidas pelo pai. Professor de história, Altair Reinehr relativizou o nazismo em textos

Divulgação

Em nota publicada nesta quinta-feira, 29, a governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), disse expressamente que é contrária ao nazismo.

Na terça-feira (27), Daniela foi questionada, durante a coletiva de imprensa de sua posse como governadora interina, se concordava ou discordava de seu pai sobre o nazismo. José Altair Reinehr é um professor de história que, segundo um dos jornalistas que participou do evento, negou o Holocausto judeu em sala de aula.

Na ocasião, Daniela não foi suficientemente enfática contra o regime e o que acha do holocausto judeu da segunda guerra mundial, fato distorcido pelo pai em livros revisionistas.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Associação Israelita Catarinense (AIC) pediram na quarta-feira (28) que a governadora  se manifestasse de forma veemente sobre o que pensa em relação ao nazismo.

Durante coletiva de imprensa, o jornalista questionou:

“No começo da sua fala, a senhora agradeceu sua família. Seu pai, como professor de história, pregava em sala de aula o negacionismo do Holocausto judeu, inclusive utilizando livros de uma editora que foi condenada por contar mentiras sobre a Segunda Guerra Mundial. Agora que a senhora é governadora de Santa Catarina, a gente quer saber qual é a sua posição, se a senhora corrobora com essas ideias neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto”.

Daniela deu uma longa resposta sem se posicionar sobre o nazismo. Ela afirmou que havia acabado de ser julgada por atos de terceiros e gostaria de ser responsabilizada apenas pelos próprios atos.

“Eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada por aquele ou esse pensamento. Eu respeito, volto a dizer, eu respeito as pessoas, independente do seu pensamento, eu respeito os direitos individuais, e qualquer regime que vá contra o que eu acredite, contra esses elementos que eu disse, eu repudio. Existe uma relação e uma convicção que move a mim e a todos os senhores que se chama família. E me cabe, como filha, manter a relação familiar em harmonia, independente das diferenças de pensamento”, afirmou.

Em outro trecho da resposta, Daniela relembrou o julgamento que sofreu e foi absolvida no caso do aumento salarial aos procuradores do Estado. No mesmo processo, o governador Carlos Moisés (PSL) foi afastado do cargo temporariamente no dia 24 de outubro.

Confira a nota na íntegra:

Antes de mais nada é preciso declarar que sou contrária ao nazismo, assim como sou contrária a qualquer regime, sistema, conduta ou posicionamento que vá contra os direitos individuais, garantias de segurança ou contra a vida das pessoas, e sinceramente, pensei ter deixado isso claro quando fui questionada durante entrevista coletiva concedida na terça-feira (27/10), independente das palavras usadas.

Consigo entender a reação das pessoas ante o posicionamento que me imputaram, e principalmente porque isso aconteceu de forma injusta, a partir de uma atitude antiética, que apresentou um vídeo editado, com uma pergunta alterada.

Sou amiga de Israel e dos Judeus, e qualquer ilação contrária não corresponde com a verdade.

Daniela Cristina Reinehr

Governadora Interina do Estado de Santa Catarina

Florianópolis, 29 de outubro de 2020.

Com informações do HCNoticias

Notícias Relacionadas

Governadora Daniela Reinehr acompanha formatura da PRF ao lado de Bolsonaro

A solenidade ocorreu na Academia Nacional em Florianópolis

Ministério Público questiona taxas municipais de preservação ambiental

O MP ingressou com ação direta de inconstitucionalidade contra a nova redação dada à lei do Município de Governador Celso Ramos que criou a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), já questiona na Justiça a TPA de Bombinhas e tenta evitar a criação de outra taxa em São Francisco do Sul.

Daniela Reinehr convoca secretariado em primeiro ato como governadora interina

Durante a reunião, a governadora irá apresentar as diretrizes de sua gestão e prioridades de ação.

Governadora interina, Daniela Reinehr conclama união da sociedade catarinense