Geral

Governo busca parceria com a Unesc em projetos para Educação e Saúde

Com o propósito de melhorar ainda mais o atendimento na saúde do município e a qualidade no ensino fundamental da rede municipal de educação de Içara, a administração municipal inicia uma parceria com a Unesc. A proposta é desenvolver projetos com a participação de acadêmicos pelo estágio curricular e bolsa do artigo 170. Nesta terça-feira, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Antônio de Mello, e o de Saúde, Lauro Nogueira, juntamente com coordenadoras de ensino, estiveram reunidos com o reitor da universidade, Gildo Volpato, onde trataram sobre o assunto.

Na educação, a ideia é iniciar pelo reforço escolar, com atendimento a estudantes do 5º ao 9º ano. “A maior dificuldade está no ensino fundamental. Os estudantes chegam até o 5º ano com uma média boa, mas após esta fase as notas começam a decair, apresentando dificuldades no aprendizado. A necessidade é reforçar, a princípio, as disciplinas de Matemática e Português, com ênfase também em técnicas de leitura e interpretação de texto”, explicou o secretário de Educação, Antônio de Mello. “Penso ainda em outros projetos que estimulem o estudo, o desenvolvimento intelectual, como olimpíadas de matemática, da língua portuguesa, redação… projetos no estudo da história de Içara”, acrescentou o prefeito.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, colocou a universidade a disposição do município. “Ficamos à disposição na construção e execução de propostas. Vejo ainda neste contexto a importância da capacitação do professor, processo que vem revolucionando o ensino. O educador necessita oferecer atrativos que promovam o interesse dos estudantes”, disse.

O secretário de Saúde de Içara, Lauro Nogueira, que é professor na Unesc, também participou da reunião. “Com o trabalho dos acadêmicos conseguiremos implantar projetos. Com os profissionais que atuam no atendimento é mais difícil. Com a parceria da Unesc poderemos atuar em várias áreas, como a nutrição, farmácia, laboratório”, argumentou Nogueira.

Ainda participaram do encontro, as coordenadoras do Ensino Fundamental, Gerusa Bolsoni; da Educação Infantil, Inslane Roussenq Felipe; de Artes, Lilian Rosani Philippi; do Ensino Especial, Marlene Casagrande e de Educação Física, Vanderléia Aparecida Pizzetti Nunes. Pela Unesc, a diretora da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação (UNA HCE), Angela Back, e o chefe de gabinete Michel Alisson.

Educação –Pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Içara está em primeiro lugar entre os municípios da região carbonífera. Entre os serviços oferecidos, a rede municipal de educação possui atendimentos com psicopedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo.

Francis Leny/Comunicação PMI